Os proprietários de placas de vídeo da AMD sempre tiveram problemas para conseguir integrar seus equipamentos com o Blender Cycles, pois o suporte para a tecnologia OpenCL não estava totalmente implementado. Muito dessa falta de suporte foi atribuída à própria AMD. Com a chegada do aguardado Blender 2.79 isso deve mudar, pois os equipamentos da AMD agora funcionam tão bem quanto os da Nvidia no Cycles.

Se você está entre as pessoas que possuem uma placa de vídeo Radeon, e gostariam de incrementar ainda mais o seu leque de opções para renderizar com o Blender, a AMD lançou mais uma opção para gerar imagens no Blender.

O software se chama Radeon ProRender sendo totalmente gratuito para uso e download.

Segundo a página do renderizador é possível utilizar todas as stream units das suas placas de vídeo Radeon para gerar imagens. Esse é o equivalente aos CUDA cores nos equipamentos da Nvidia.

Como o mercado relacionado com renderização está bem consolidado no suporte para equipamentos da Nvidia, é muito interessante que a AMD ofereça essa alternativa para quem já possui placas Radeon ou pretende montar um computador novo no futuro.

Quer fazer uso desse software? Apenas lembre que é outro renderizador que precisa ser selecionado no painel de render do Blender. Você vai precisar fazer a conversão de materiais, recursos e configurações antes usadas no Cycles. Para quem estava usando a CPU nas renderizações, será uma melhora muito bem-vinda!

Além de oferecer suporte para uso do Radeon ProRender no Blender, é possível instalar o software no 3ds max e SolidWorks. Se você tem um computador com placas AMD que não está sendo usado para fins de renderização por falta de suporte, a opção de usar esse software será muito importante para tornar esse equipamento útil novamente, pelo menos para esse tipo de tarefa.

Renderizando projetos com o Blender

Quer aprender a renderizar projetos usando sua GPU no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o Cycles e projetos que envolvem aceleração de render por GPU: