O mercado relacionado com a produção de material voltado para cinema é muito competitivo, mas ainda assim é comum encontrar múltiplos softwares sendo usados nas mais diversas produções. É completamente equivocado achar que todo um filme foi produzido usando apenas uma ferramenta.

Na verdade o que acontece é que são contratados múltiplos estúdios, que eventualmente usam as ferramentas disponíveis para a sua equipe. O que importa no final é o resultado é não como os artistas chegaram até aquele ponto.

Mas, ainda assim é interessante constatar que o Blender está aparecendo cada vez mais nesse tipo de projeto. O último filme em que o software participou recentemente foi Mulher-Maravilha.

Para ser mais preciso, o Blender foi usado como software responsável pela modelagem 3D nas animações de encerramento do filme. O material relacionado com essa produção foi compartilhado no website Art of the Title por um dos artistas que trabalhou no projeto. Segundo Patty Jenkins do estúdio Greenhaus GFX o Blender ajudou a criar todos os elementos necessários para a animação.

Como forma de divulgar o trabalho deles, você pode conferir na íntegra a animação de encerramento que utiliza o Blender. É só a animação de encerramento, sem nenhum spoiler out detalhe do filme:

Mas, o Blender não foi a única ferramenta usada na produção desse material. Junto com ele também aparecem na descrição o Maya junto com o Houdini para criação da animação como um todo. Isso corrobora o comentário feito no começo do vídeo, em que não é reponsabilidade de apenas um software realizar todo o trabalho em produções como essa.

Para saber mais sobre a criação dessa animação de encerramento, recomendo ler a entrevista completa. O original está em inglês, mas com a ajuda do Google Translator é possível compreender uma boa parte do material. Essa é uma tradução automática.

Aprenda a fazer animação e modelagem no Blender

Quer aprender a usar o Blender para fazer modelagem 3d e animação? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos que podem ajudar você a criar material que mescla animação e modelos 3d realistas: