Com o lançamento do Blender 2.79 nas últimas semanas uma série de recursos que ajudam na renderização de interiores foram adicionados no Blender. Entre esses recursos está o incrível perfil de cor chamado filmic que aumenta de maneira significativa o dynamic range nas renderizações com o Cycles.

Mas, a versão do filtro que acompanha o Blender 2.79 não é exatamente a mesma que está disponível como um download avulso por esse endereço. Esse recurso que pode ser instalado em qualquer versão do Blender, faz a alegria de muitos artistas especializados em visualização para arquitetura.

Como os renders gerados com a versão 2.79 são um pouco mais escuros, muitos artistas estão escolhendo substituir o filtro pela versão antiga.

Mas, será que ele não consegue gerar bons resultados?

Veja o exemplo desse projeto chamado Portugal House do artista colombiano CristianTM, e compartilhado nos fóruns BlenderArtists.

O projeto é muito bem executado e permite analisar o comportamento do novo perfil de cor a fundo. O motivo é simples, o artista compartilhou diversos dos seus ajustes relacionados com a renderização e iluminação do projeto.

Uma rápida análise no material vai revelar que o projeto foi renderizado no Blender 2.79 e fez uso do novo perfil de cor filmic. Caso você faça uma visita no link, vai perceber ainda que para espanto de quem trabalha com render de interiores no able ser o artista usou ajustes de exposição muito baixos.

Para ser mais preciso, apenas 0.3 de exposição para conseguir uma excelente qualidade de iluminação nos projetos. O que é bem impressionante. Infelizmente não temos informações sobre o tipo de mapa HDR usado para iluminar a cena.

Mas, dependendo do mapa escolhido isso pode fazer muita diferença.

Por exemplo, alguns dos mapas disponíveis no HDR Haven não precisam sequer de luz do tipo Sun na cena. São alguns dos melhores mapas de ambiente da web! Totalmente gratuitos e de domínio público.

Se o artista usou um desses mapas nas suas renderizações, isso explicaria o baixo nível de exposição nos arquivos.

Aprenda a usar o Blender Cycles

Ficou interessado(a) em usar o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso do Blender Cycles para os mais variados tipos de projetos: