Esse é o tipo de notícia que pode ajudar muita gente que está com projetos complexos envolvendo 3d, mas não tem acesso a computadores velozes para trabalhar na renderização. Qualquer estúdio ou empresa com um pouco mais de recursos, monta para suas atividades uma coisa chamada de Render Farm, que em tradução direta seria algo como uma “fazenda de renderização”, o termo usado é fazenda, pois é a melhor analogia com uma verdadeira série de computadores em paralelo, lembrando em muito uma plantação.

Se você ainda não conseguiu imaginar uma Render Farm, a imagem abaixo vai deixar as coisas mais claras. Isso é uma Render Farm:

Render farm

Quer ver uma Render Farm poderosa? Segundo a descrição dessa próxima fotografia, temos uma visão de um dos complexos de renderização da Pixar:

Pixar's Render Farm 2

Como deve ter ficado claro para você, o uso de uma estrutura dessas pode estourar o orçamento de qualquer projeto de animação. Qualquer projeto que envolva renderização 3d para animação, precisa de uma estrutura como essas, caso contrário o render pode durar semanas e por mais longo que o prazo final de entrega do projeto seja, ele provavelmente não será respeitado.

Bem, estou falando sobre esse tipo de estrutura para animação, pois nessa última semana o centro de computação paralela da Universidade de Westminster no Reino Unido, liberou o acesso gratuito a sua Render Farm, com aproximadamente 250 CPUs. Sim, você pode visitar o endereço deles para se inscrever e ter acesso a vários computadores para renderizar suas animações. A facilidade é exclusiva para usuários do Blender 3D, pois o portal só aceita arquivos de animação, salvos no formato .blend.

Esse benefício não é vitalício e está sendo oferecido para fins de teste pela universidade, portanto é extremamente importante que você não o use como solução definitiva para seus projetos, ou até mesmo inicie um projeto de animação, esperando usar os computadores deles para a renderização, pois a qualquer momento, tudo pode sair do ar.

Para os que quiserem realmente testar o poder do render, sugiro montar uma pequena animação com os mais diversos efeitos, para tirar o máximo dos computadores, como o uso de Ambient Occlusion, SubSurface Scattering, Ray Tracing, Partículas, Fluidos e tudo mais que o Blender 3D possa fazer para deixar a cena complexa. Como não é o seu computador que ficará em apuros, não há porque hesitar em usar a maior quantidade de recursos possíveis.