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Essa categoria é destinada artigos que falem sobre o Blender 3D e o uso dele.

Importando arquivos do 3ds max para o Blender

A migração entre diferentes softwares sempre é um tema de muita controvérsia entre artistas 3d, principalmente quando você já possui uma boa base de arquivos e projetos em determinada plataforma. Sempre que converso com artistas interessados em migrar para o Blender, me questionam sobre a facilidade em migrar arquivos de projetos entre plataformas. No caso do 3ds max existem diversas formas de pegar um arquivo de projeto no formato MAX e migrar para o Blender. Sendo as duas mais fáceis usando formatos intermediários como OBJ ou FBX. Você abre o [...]

2017-06-12T13:18:54+00:00 By |Blender 3D|0 Comentários

Importando móveis e objetos do SketchUp para o Blender

Uma das fontes de conteúdo que sempre publico e compartilho aqui no site é o BlendSwap, que permite aos usuários do Blender utilizar arquivos criados por outros artistas que disponibilizaram o material de modo gratuito no site. Mas, você sabia que é possível expandir e muito os recursos usados por usuários do Blender? Entre as fontes potenciais de recursos que artistas do Blender podem usar estão os modelos 3d criados no SketchUp. Com o Blender é possível importar diretamente objetos no formato SKP para o software. A possibilidade de importar [...]

2017-05-26T18:10:02+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário

Oak Pass House: Blender Cycles para arquitetura

Uma das melhores formas de desenvolver suas habilidades relacionadas com renderização e modelagem é com a prática. A técnica é possível aprender com base em instruções, tutoriais e cursos. Mas, você só vai ter domínio do processo depois que colocar o que aprendeu em prática. É por esse motivo, que sempre recomendo para os meus alunos a criação de projetos com o objetivo úncio de colocar em prática o aprendizado. Seja com protótipos ou mesma simples reprodução de projetos já existentes. Foi exatamete isso que um artista chamado Ján Morek [...]

2017-05-15T17:33:09+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário

Cycles com suporte melhorado para OpenCL

Quando o assunto é a escolha de uma plataforma de hardware para acelerar a renderização com o Blender Cycles, sempre fui bem claro em relação ao uso de equipamentos da Nvidia. O suporte para tecnologia CUDA sempre foi melhor no Cycles deixando muitos proprietários de placas Radeon decepcionados. Mas, isso não era culpa dos desenvolvedores do Blender. Muito dessa falta de suporte para OpenCL se devia exatamente pela pouca ajuda da própria AMD em prover as opções e ferramentas necessárias para melhorar o suporte. Depois de muita espera e uma [...]

2017-05-01T19:06:28+00:00 By |Blender 3D|0 Comentários

Blender usando tecnologia da Disney no Cycles

Na próxima atualização do Blender para a versão 2.79 o software pode receber uma adição no seu sistema de materiais derivada da Disney. Calma, antes que você pense que será adicionado um shader com o nome de Mickey, o novo sistema usa como base a tecnologia chamada microfacet model. Mas, o que é isso? Essa tecnologia foi desenovlvida pela Disney para seus projetos internos, sendo publicada em detalhes nesse artigo em PDF. O material com a pesquisa é de código aberto, sendo compatível com a licença do Blender. Já falei [...]

2017-04-24T12:29:50+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário