Download gratuito de móveis para banheiro

Um dos desafios relacionados com o download de móveis para banheiros de múltiplas fontes diferentes, é a manutenção do mesmo padrão visual. Quando você pretende fazer um projeto de visualização, o uso de móveis com a mesma identidade visual é muito importante. Caso você acabe usando objetos com estilos distintos, vai acabar prejudicando seu trabalho.

É por esse motivo, que sempre prefiro fazer o download de coleções prontas de móveis, principalmente quando o tema principal do projeto é a criação de material relacionado com a visualização de banheiros.

Quer fazer o download de uma coleção de móveis para banheiro? Um artista chamado holmen compartilhou uma coleção de objetos para banheiros que pode ajudar você. Um dos grandes destaques da coleção é que tudo segue o mesmo estilo.

Além de seguir o mesmo estilo visual, os objetos possuem uma característica que oferece grande destaque! Os três móveis que aparecem na imagem da descrição do projeto possuem apenas 1MB em tamanho.

O arquivo está no formato do Blender, mas depois que você realizar o download do material seguindo o link indicado será possível converter o mesmo para OBJ ou FBX. Isso fará com que seja possível aproveitar o material em ferramentas como SketchUp ou qualquer outra que suporte esses formatos.

Como o Blender também é gratuito você tem a opção de usar múltiplos formatos diferentes de arquivos.

Para fazer o download do material você deve seguir esse link que leva até o BlendSwap. É preciso criar uma conta gratuita para ter acesso ao arquivo. Depois de criar a conta gratuita você poderá fazer download dessa coleção gratuita de móveis para banheiro e diversas outras relacionadas com arquitetura e interiores.

Aprenda a criar visualização para arquitetura

Quer aprender a criar visualização para arquitetura usando essa coleção gratuita de móveis para banheiros? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados especificamente com visualização de projetos para arquitetura:

30 móveis e objetos gratuitos para download

Entre os principais recursos que um artista digital especializado em arquitetura precisa no seu portfólio é uma boa biblioteca de móveis e objetos 3D. É o tipo de recurso que pode acelerar de maneira significativa o desenvolvimento de qualquer projeto.

Quer fazer o download gratuito de alguns móveis e objetos que devem incrementar ainda mais a sua biblioteca para arquitetura?

Um artista chamado Alex compartilhou no web site do seu estúdio uma incrível coleção com mais de 30 objetos e móveis 3D já com texturas. Os objetos abrangem desde sofás e cadeiras de design até eletrônicos como notebooks e smartphones. É o tipo de coleção perfeita para quem pretende começar a produzir imagens de interiores para arquitetura.

Os arquivos estão todos disponíveis no formato FBX que é compatível com uma grande quantidade de softwares 3D, seja para fins de edição ou então análise dos arquivos para fins de aprendizagem.

Algumas considerações importantes relacionadas com os arquivos dessa coleção:

  • O material é livre de direitos autorais para uso em projetos com fins comerciais! Você só não pode redistribuir os arquivos em outras mídias.
  • Os arquivos FBX dessa coleção estão em formato ASCII, o que pode impedir os mesmos de serem importador em alguns softwares. Por exemplo, o Blender só consegue ler os arquivos FBX em formato binário. Mas, você pode converter os mesmos para esse formato com um software gratuito fornecido pela própria Autodesk.
  • Para os casos em que o seu software não seja compatível com o formato FBX, use o Blender para converter o material para OBJ. Esse é um formato universal aceito pela grande maioria dos softwares 3D.

Como essa é uma coleção sem fins comerciais é interessante fazer o download dos modelos 3D o quanto antes, pois nada impede que o autor acabe removendo os links ou mudando os arquivos a qualquer momento.

Para ter acesso aos arquivos não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, apenas visitar a página relacionada com o recurso desejado e usar o link direto para download.

Já mencionei que é tudo gratuito?

Aprendendo modelagem para arquitetura

No EAD – Allan Brito você aprende a criar móveis e objetos para arquitetura usando diversos softwares como o Blender, SketchUp e 3ds max. Os cursos ensinam não só a criar os modelos 3D mas também renderizar e aprensentar o material:

Blender para arquitetura: Cervejaria na Bélgica

As aplicações do Blender como ferramenta para visualização em arquitetura ganham cada vez mais espaço, principalmente quando associadas com o hardware certo para determinados projetos.

Veja o caso desse projeto criado pelo renomado artista Enrico Cerica. Ele é bem conhecido entre a comunidade de artistas que trabalham com arquitetura.

Seus projetos remontam ainda dos dias em que praticamente só tínhamos o YafaRay como opção para renderizar arquitetura.

O projeto consiste em uma cervejaria e bar na Bélgica que foi totalmente modelado no Blender e renderizado com o Octane Render. Esse é um render que faz uso de recursos como aceleração por GPU para encurtar o tempo de processamento das imagens.

Um dos grandes destaques do projeto é a quantidade de ângulos e detalhes que o autor conseguiu adicionar. Isso graças a um excelente conjunto de hardware usado no desenvolvimento do material.

Segundo o autor do projeto foram usadas as seguintes placas para acelerar o render:

Só no pequeno conjunto de placas 1070 ligadas em SLi o autor já conta com 5760 núcleos CUDA. Isso já garante um incrível poder de processamento para gerar as imagens.

Ainda com todo esse poder de processamento, as imagens levaram em média entre 2–3 horas para renderizar. O que mostra a complexidade e quantidade de informações que cada equipamento precisa lidar.

Sem o uso de hardware adequado para criar as imagens é bem provável que o artista precisaria escolher apenas um conjunto pequeno de imagens, pois o tempo de render seria inviável para a quantidade de imagens geradas.

Para conferir mais imagens desse projeto, recomendo visitar o link que leva até os fóruns BlenderArtists em que o artista compartilhou mais imagens. É um excelente exemplo de como trabalhar com arquitetura no Blender.

Esse é mais um excelente exemplo de como o Blender pode ser aplicado em projetos relacionados com visualização para arquitetura, que possui uma aplicação comercial imediata. Você pode começar a trabalhar com esse tipo de material e encontrar aplicações comerciais rapidamente.

Usando o Blender para arquitetura

Quer aprender criar imagens 3d relacionadas com arquitetura no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a criação de maquetas eletrônicas e arquitetura:

Download gratuito de escalas humanas 3D

Nas animações produzidas com o objetivo de apresentar projetos de arquitetura e design é comum adicionar uma escala humana nos ambientes. Essa escala ajuda na percepção geral do projeto e permite a uma pessoa ter a real noção do tamanho dos espaços apresentados.

A escala pode ser acionada de várias formas diferentes. Por exemplo, ao usar modelos 3d de pessoas em baixa resolução ou então com texturas do tipo cutout. Uma das melhores formas é com modelos 3d que efetivamente simulem visualmente uma escala humana.

Um web site chamado renderpeople é especializado na criação de escalas humanas realistas, baseadas em processos scanners 3d de alta resolução. Com o uso desse tipo de equipamento é possível criar as superfícies tridimensionais e também já criar as texturas necessárias para aplicar nos objetos. Mas, a grande maioria dos arquivos deles requer pagamento para que o download seja realizado.

Ainda assim você pode fazer a cópia gratuita de quatro modelos para uso irrestrito em qualquer projeto, seja de animação ou arquitetura.

Os modelos 3d estão disponíveis em múltiplos formatos compatíveis com:

Existem dois modelos 3d para cada gênero, sendo que metade não possui nenhum tipo de rigging ou estrutura de controle. Sevem apenas para representar figuras estáticas. Já outros dois modelos 3d possuem controles já implementados, o que permite trabalhar com animação.

Caso você tenha arquivos oriundos de plataformas que permitem manipular captura de movimento, é possível gerar animação com esses personagens de maneira rápida.

Aproveite para adicionar escalas humanas nos seus projetos usando esse incrível recurso que são os modelos 3d de pessoas baseadas em scanners. É o mais realista que você vai conseguir chegar em termos de simulação e ambientação.

Já mencionei que o download dos arquivos é gratuito?

Criando modelos 3d para arquitetura

Quer trabalhar com a criação de modelos 3d para projetos de arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem e animação para arquitetura:

17 pessoas 3D otimizadas para arquitetura

Os recursos que podem ajudar em projetos relacionados com visualização de projetos para arquitetura aparecem com frequência aqui no blog. Entre esses recursos as imagens de pessoas do tipo cutout estão entre os mais úteis. A razão para serem usados com frequência é a sua aplicação direta como forma de atribuir contexto em projetos de visualização.

Apenas mostrar o ambiente não é mais suficiente, e precisamos mostrar de certa forma a escala e uso dos espaços renderizados. Com essas imagens especialmente preparadas e com pixels transparentes, o processo fica muito rápido.

O próximo nível em termos de contextualização é o uso de versões 3d de pessoas geradas por scanners. Essas pessoas 3d oferecem diversas vantagens em relação às imagens. O simples fato de ser um volume 3d e não apenas imagens já contribuí para a percepção do espaço. Se for necessário mover a câmera e fazer animações, o material já está pronto para se adaptar a esse contexto.

Como dificuldade no uso desse material está a sua produção, pois é necessário conseguir equipamento especializado para gerar os modelos 3d de forma rápida. Por isso, sempre que aparece alguma coleção ou modelo 3d baseado em scanners tridimensionais compartilho aqui no blog.

O estudio alemão Xoio está compartilhando uma pequena coleção em low poly com nada mais do que 17 pessoas baseadas em scanners 3D. Para fazer o download, visite esse endereço. Os arquivos já estão otimizados para aplicação em softwares de visualização dos mais variados tipos. Você só precisa fazer pequenos ajustes nos materiais e texturas para cada software.

Os arquivos como um todo possuem 40 MB aproximadamente em tamanho, e mostram como as pessoas estão bem otimizadas. Além de atribuir contexto nos projetos você terá uma ótima referencia de escala para qualquer tipo de visualização em arquitetura ou design.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de mover a câmera pelo cenário de forma livre, pois não são imagens 2d de pessoas e sim modelos 3d.

Usando pessoas 3D em projetos de arquitetura

Como fazer para usar esses recursos como pessoas 3D em projetos de arquitetura? Você quer aprender? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com o tema que podem ajudar no seu aprendizado: