Pilaf do Dragon Ball modelado no Blender

A prática nos softwares 3d consiste na melhor forma para fixar o aprendizado, e sempre repito para os meus alunos que apenas adquirir conhecimento sobre a função de ferramentas não será de grande utilidade se não colocada em prática. Mas, ai aparece a dúvida sobre qual projeto criar para realizar essa prática?

Entre as abordagens mais recomendadas é a de escolher um personage, cenário ou situação que seja familiar para você. Assim será muito mais fácil encontrar inspiração e motivação para terminar a sua prática.

Um artista compartilhou nos fóruns BlenderArtists um excelente projeto de modelagem com um personagem clássico do universo Dragon Ball. Você lembra do Pilaf? O projeto foi todo realizado pelo artista chamado Seaway e compartilhado em detalhes nos fóruns. Você encontra imagens renderizadas e algumas estruturas em wireframe.

Mas, o interessante do projeto é que o artista compartilha também algumas das técnicas de modelagem usadas para criar detalhes no modelo 3d. Por exemplo, o colar usado pelo personagem ganhou um pequeno tutorial apresentando a técnica. É muito mais simples do que parece, e artistas iniciantes no Blender podem reproduzir o processo sem grandes problemas.

É o tipo de projeto que ao mesmo tempo ajuda a conhecer o potencial do software, e também trás inspiração para quem está iniciando.

Se você está em dúvida sobre qual tipo de projeto realizar para colocar em prática o que foi aprendido, o recomendado é escolher um personagem como esse e tentar reproduzir o mesmo em 3D. Pode ser em qualquer software, desde que você escolha um tema e realize todo o processo do começo até o final.

Isso vai preparar você para situações em que as habilidades de criação são necessárias para projetos comerciais.

O importante mesmo é colocar em prática o que você aprendeu!

Aprendendo modelagem 3d

Quer começar a fazer modelagem 3d no Blender e em outros softwares? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar a desenvolver essas habilidades:

Ferramenta gratuita para transferir modelos 3d entre aplicações

A transferência de informações entre softwares 3d é sempre um desafio para a maioria dos artistas digitais, pois algumas vezes isso envolve lidar com múltiplos formatos. Esses formatos muitas vezes são fechados e difíceis de converter.

Quem já precisou passar modelos 3D e animações entre múltiplos softwares já deve ter usado formatos como OBJ, DXF e FBX. Os formatos são úteis e funcionam como ponte entre diversos softwares. Mas, algumas vezes informações são perdidas ou simplesmente não são compatíveis com determinados softwares.

Sem mencionar o eventual uso de formatos binários fechados, que dificultam muito a conversão de informações.

Já pensou se fosse possível simplesmente copiar e colar os modelos 3D entre os softwares?

Um desenvolvedor chamado Oliver Hotz está criando uma ferramenta chamada OD_CopyPasteExternal que promete facilitar essa tarefa. É um conjunto de plugins e scripts em Python, que armazenam as informações na área de transferência do sistema operacional.

A ferramenta pode ser usada de maneira gratuita e já funciona nos seguintes softwares:

  • Blender
  • Maya
  • Houdini
  • LightWave

O uso é extremamente simples e consiste realmente apenas na cópia de um objeto 3D. Depois de copiado, você pode abrir o outro software e colar as informações.

É perfeito? Ainda não, mas a ideia deve angariar muita ajuda no desenvolvimento já que é algo útil e criar sob uma licença de código-aberto.

Aparentemente a limitação para que outras ferramentas possam usar essa opção é a compatibilidade com Python.

Segundo o próprio desenvolvedor, o próximo passo é trazer a ferramenta para o SketchUp e 3ds max. Como o 3ds max já pode usar Python com base em API própria, deve ser questão de tempo até que o OC_CopyPasteExternal funcione com o software.

Quando esse tipo de opção para transportar informações entre softwares 3d estiver bem desenvolvido e estável, o trabalho de modelagem e criação será incrivelmente facilitado, pois poderemos usar o software de desejar. Você poderá fazer a modelagem em uma aplicação e animação em outra. Usando um simples copiar e colar, para passar os dados.

Aprendendo modelagem 3d

Quer aprender modelagem 3d em diversos softwares? No EAD – Allan Brito você tem a disposição opções diferentes de cursos relacionados com modelagem e visualização:

Download gratuito de esculturas 3D do Louvre

As esculturas digitais baseadas em objetos físicos podem parecer que não são úteis em uma primeira análise, mas depois que você pensa um pouco na sua aplicação a sua necessidade se torna clara. É por esse motivo que sempre recomendo o download desse tipo de recurso para os nossos leitores.

Quer fazer o download gratuito de 25 esculturas 3D que vieram diretamente do Louvre em Paris?

Um artista chamado Benjamin Bardou está compartilhando pelo Gumroad os arquivos produzidos para o projeto de um filme. Depois que a produção terminou ele está agora compartilhando o material livre de direitos autorais. Você pode fazer uso dos recursos até para fins comerciais.

Como eles conseguiram gerar as esculturas? Tudo foi gerado com base em fotografias e posterior processamento das informações para criar as superfícies 3D. É um trabalho árduo que seria extremamente custoso de repetir, e você pode conseguir as informações de maneira totalmente gratuita.

Apesar de aparecer um campo de pagamento no Gumroad é possível realizar o download sem custo algum, e para isso basta você informar como valor a quantia zero e informar o seu e-mail. Depois disso o acesso ao arquivo será liberado.

As esculturas estão em excelente resolução e o pacote completo de vai demandar o download de 521MB ano total. Se você está em uma conexão com restrição de tráfego, melhor esperar um pouco para fazer a cópia dos arquivos.

Qual a utilidade que esse tipo de recurso teria para um artista digital? A principal utilidade desse tipo material está na contextualização de cenas, em que o uso de conteúdo relacionado com arte é uma necessidade. Pode ser um projeto de animação como o descrito pelo autor dos modelos 3d, ou uma simples visualização para arquitetura.

O importante nesse caso é que você terá condições de usar recursos de alta qualidade de imediato.

Modelagem e visualização para arquitetura

Quer aproveitar esses recursos com o máximo de eficiência? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com visualização de projetos que podem ajudar você a começar:

Achilles Spartan: Personagem 3d gratuito para download

Nos personagens virtuais desenvolvidos para projetos relacionados com jogos digitais é preciso tomar uma série de cuidados. Para começar, a sua estrutura deve ser otimizada para não carregar o aplicativo. Depois disso ainda será preciso caracterizar o modelo de acordo com o contexto do jogo.

Os artistas 3d iniciantes podem ter dificuldades para otimizar esse tipo de objeto nas suas primeiras experiências, mas com o uso de exemplos já prontos e otimizados a coisa pode ficar significativamente mais simples.

O que você acha de fazer o download de um personagem 3d gratuito já otimizado para jogos digitais? É o que um website chamado Gamekorp está oferecendo atualmente. Você pode fazer o download gratuito do personagem chamado Achilles Spartan que já possui algumas texturas e malha 3d otimizada.

spartan1_500_px_85

Um aspecto importente em relacao ao modelo 3d é que não existe nenhum tipo de rigging associado ao objeto. Isso por um lado pode atrapalhar os planos dos artistas que pretendiam usar o material para animação. Mas, por outro lado deixa você livre para criar sua própria estrutura de controle.

O personagem como um todo possui menos de 5000 polígonos, o que é muito bom considerando a quantidade de detalhes. A estrutura faz uso de um Base Mesh e sobre ele foram adicionadas as vestimentas e outros detalhes relacionados com a temática do personagem 3D.

Para projetos que já estejam relacionados com a época clássica e a civilização romana ou grega, o personagem será uma grande adição ao projeto. Mesmo que você não queira fazer uso do modelo diretamente ele pode servir de referência para derivações. Apenas com alguns pequenos ajustes é possível fazer versões diferentes da estrutura.

Com simples edições relacionadas com a proporção do personagem é possível alterar o biotipo do guerreiro e criar grandes variações na estrutura. Um simples modificador lattice pode ajudar.

Quer saber da melhor parte desse recurso? O material está sob uma licença creative commons zero o que em outras palavras significa que o recurso é de domínio público! Ele pode ser usado até em projetos comerciais sem nenhum tipo de restrição.

Desenvolvimento de jogos digitais e modelagem

Quer aprender a fazer modelagem para jogos ou criar seus próprios projetos com o Blender, Unity ou Unreal? No EAD – Allan Brito é possível encontrar material de apoio para o uso de todas essas ferramentas:

Meshlab: Editando faces triangulares

O processamento de modelos tridimensionais oriundos de fontes como scanners 3d é uma grande ajuda para qualquer projeto, pois permite trabalhar com a criação de superfícies de forma rápida. Mas, algumas vezes esse tipo de tecnologia acaba trazendo junto um problema, que são as faces triangulares. Para quem trabalha com animação por deformação isso é um grande contratempo.

Nesse caso é preciso encontrar uma forma de manipular e tratar essas faces triangulares que formam esse tipo de modelo 3d. Para os casos mais graves a melhor alternativa é sempre o uso de retopologia, que permite recriar as superfícies de forma rápida usando apenas faces quadradas.

Mas, se a retopologia não for uma opção viável é interessante ter à disposição uma ferramenta como o Meshlab. No final do mês passado o software foi atualizado e agora está na sua versão 2016. Sim, ele foi atualizado em dezembro e ainda ficou com a versão do ano passado.

Qual o objetivo do Meshlab? Ele é um software diferente, pois oferece opções e ferramentas ficadas na edição de faces quadradas. Você abre os modelos 3d e pode realizar diversas operações úteis como a redução da faces, alinhamento e otimização do modelo. Sabe aqueles modelos baseados em esculturas? Com o Meshlab você terá uma excelente ferramenta para manipular esses arquivos.

meshlab2016_500_px_85

Um dos grandes atrativos do software é que ele é de código aberto, assim como o Blender. Você pode fazer o downoad dos binários para vários sistemas.

Entre os benefícios que encontrei usando o Meshlab está exatamente a otimização de modelos 3d antigos que tinha em antigas bibliotecas de objetos. Esses arquivos ainda estavam armazenados em formatados como 3DS ou então DAE que inevitavelmente geram faces triangulares na importação.

A redução das faces pode ser feita de forma rápida usando apenas as opções básicas do software.

Já mencionei que o download é gratuito?

Aprendendo sobre modelagem 3D

Quer aprender a trabalhar com modelagem 3d e desenvolvimento de objetos tridimensionais para arquitetura, jogos e design? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o tema! Aqui está uma lista com os treinamentos recomendados: