Simulação de oceanos gratuita para Unreal Engine

Os projetos relacionados com a Unreal Engine podem aproveitar uma grande quantidade de material, sejam shaders prontos para esse tipo de propósito ou ferramentas. Essas ferramentas ajudam a reproduzir ambientes e materiais complexos como superfícies de água.

Um desenvolvedor está trabalhando em uma nova opção para simular grandes superfícies de água, e vai compartilhar o material de maneira gratuita no marketplace da Epic Games e também no Github.

Para quem tem interesse em aprender e ajudar no desenvolvimento do material, a opção do Github é a melhor alternativa. Assim você pode consultar os Blueprints usados na construção do material, e quem sabe assim reproduzir ou melhorar o material.

O que são blueprints? Essa é uma forma visual que a Unreal Engine oferece para que artistas 3d possam trabalhar com a criação da parte lógica de jogos e simulações. Você tem a oportunidade de criar scripts e interatividade, sem a necessidade de aprender C++.

É uma opção interessante, pois utiliza um conhecimento comum a todos os artistas digitais nos dias de hoje, que são os Nodes.

Além de representar uma opção realista para simular oceanos, já que a própria ferramenta se chama OceanX, é possível aproveitar a ferramenta para gerar outras superfícies como lagos.

Os controles disponíveis para o material vão permitir configurar diversos aspectos dos projetos. Por exemplo, você poderá trabalhar com ajustes relacionados com a geração automática de ondas para a água.

Como ponto negativo do material, o autor ainda não compartilhou todos os arquivos do simulador de oceanos. Segundo sua própria descrição compartilhada nos fóruns da Epic Games, o material está sendo revisado para garantir que não existem bugs. A conta para o Github até existe, mas não possui nenhum dos arquivos relacionados com o simulador de oceanos.

Caso você tenha interesse em usar a ferramenta, recomendo marcar o recurso nos seus favoritos e retornar depois de alguns dias para o fórum.

Assim que todos os arquivos do simulador de oceanos estiverem disponíveis, compartilho aqui no blog para que você pode fazer o download pelo canal apropriado.

Aprenda a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a Unreal Engine e também blueprints:

Datasmith ajuda na conversão de projetos para Unreal

Os artistas digitais que produzem conteúdo para engines especializadas em jogos como a Unreal Engine, sabem que boa parte do trabalho nesses softwares é de adaptação. Você precisa criar os modelos 3d em ferramentas como Blender, 3dsmax e outros para depois adaptar o material para o ambiente da Unreal.

É preciso revisar diversos aspectos como materiais, texturas e outros detalhes do projeto. Isso acaba consumindo muito tempo de trabalho em projetos relacionados não só com jogos, mas também arquitetura.

A Epic Games anunciou que a Unreal Engine receberá uma ferramemta chamada Datasmith que promete agilizar essa conversão. Na prática o processo passará a ser automático, e pelos resultados da versão beta o visual será impressionante.

Na imagem a seguir você pode conferir uma comparação entre uma cena criada no 3dsmax e renderizada com o Corona Render (inferior). Passada a cena pelo Datasmith e visualizada na Unreal Engine.

A qualidade visual e detalhes do render criado no Corona são praticamente todos passados para a Unreal.

Por enquanto, você pode fazer o download do Datasmith como parte do programa de beta da Epic Games. As vagas são limitadas, mas ser aceito(a) no programa significa ter acesso gratuito ao software.

O ponto negativo é que depois do período de testes o software provavalmente não será incorporado à Unreal. Será uma ferramenta a parte com licença diferente, precisando ser comparada. A facilidade de converter cenas de modo automático terá um custo para quem quiser economizar tempo com a Unreal Engine.

Para artistas digitais que trabalham com grandes projetos envolvendo muitos tipos diferentes de materiais, objetos e iluminação o investimento e economia de tempo pode valer o investimento. Com apenas alguns cliques de mouse suas cenas podem ser convertivas para o ambiente da Unreal.

Aprenda como funciona a Unreal Engine

Você tem interesse em usar a Unreal Engine, mas não faz idéia e como funciona o software? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com a Unreal Engine para contextos relacionados com jogos e arquitetura:

Grama cinemática gratuita para a Unreal Engine

Os cenários externos são sempre um desafio em projetos relacionados com jogos digitais ou visualização para arquitetura. O desafio nesse tipo de situação é conseguir balancear o nível de realismo necessário com o peso computacional de grandes superfícies simulando grama, árvores e vegetação em geral.

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar na criação desse tipo de projeto, como é o caso dos materiais prontos que simulam árvores e grama digital.

Caso você utilize a Unreal Engine para os seus projetos, aproveite para fazer o download gratuito de um patch com grama cinemática para seus projetos. O material foi organizado pelo artista digital conhecido como Zetaneko e compartilhado nos fóruns da Epic Games.

O matéria é gratuito e pode ajudar de maneira significativa na criação de projetos relacionados com jogos, arquitetura ou qualquer outro apresentando ambientes externos.

Faça o download o mais rápido possível, pois o autor compartilhou o link direto do seu Google Drive particular. Qual o problema nisso? A qualquer momento o compartilhamento pode ser interrompido, e o link vai parar de funcionar. Minha recomendação é copiar o arquivo de imediato.

Apesar de me referir ao recurso como material, a grama é organizado em formato de patch. Isso significa que tudo está organizado em forma de pequenos blocos quadrados. Esses blocos podem ser replicados pelo cenário para cobrir grandes superfícies.

O termo grama cinemática é usado na descrição do material, pois a vegetação reage a elementos físicos como vento. Isso faz do material um recurso extremamente valioso para apresentação de grandes cenas externas, pois o fato de reagir com vento o torna perfeito para animações não interativas. Basta posicionar a câmera, e deixar a grama adicionar o contexto necessário para seus projetos de exteriores.

Aprendendo a Unreal Engine para arquitetura

Quer aprender a criar projetos relacionados com jogos digitais e arquitetura na Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a Unreal Engine. Desde o uso e criação de blueprints até a construção de visualização para arquitetura.

Aqui estão alguns dos cursos que podem ajudar você:

Gerador de cidades modulares gratuito na Unreal Engine

Um desenvolvedor de jogos digitais que trabalha com a Unreal Engine estava com um problema, relacionado com a criação de cenários virtuais para seus jogos. Sempre que surgia a necessidade de simular ambientes urbanos de qualquer tamanho, o desenvolimento do projeto acabava parando ou atrasando.

Como ele tem mais afinidade com a parte lógica do desenvolvimento, as tarefas envolvendo artes visuais acabavam tomando mais tempo que o necessário. A solução para o problema foi o desenovlvimento de uma ferramenta própria para gerar cenários e ambientes urbanos na Unreal Engine.

O funcionamento da ferramenta é simples, você precisa apenas marcar a posição dos objetos no cenário e depois sair escalonando os marcadores. Como em um passe de mágica a ferrameta faz a cópia dos modelos 3d, replicando as estruturas para gerar repetição.

Uma descrição completa do material e links para download podem ser encontrados nos fóruns da Epic Games.

Como funciona o módulo? Tudo é baseado em um projeto criado na Unreal Engine, que já é compatível com a versão 4.7 e segundo o autor deve funcionar também com a 4.8.

No link que leva até os fóruns da Epic Games é possível encontrar um tutorial completo mostrando o funcionamento da ferramenta. Basta abrir o projeto e adicionar os módulos. O próprio autor comenta que é possíel usar o recurso não só para edificações, mas qualquer tipo de objeto.

Se você tem alguma necessidade em repetir objetos em cenários de jogos seguindo padrões ou espaçamentos fixos, o módulo será de grande utilidade.

Para fazer o download gratuito você será levado(a) até o gumroad, que é o local em que o material está hospedado. Como fazer o download gratuito no gumroad?

Ao chegar na página, você precisará informar um valor que deseja usar para fazer o download. O artista habilitou os downloads gratuitos, então é só informar zero como valor.

Esse é o tipo de recurso que não pode faltar para artistas digitais envolvidos na criação de jogoas com a Unreal Engine.

Desenvolvimento de jogos em a Unreal Engine

Quer aprender a fazer desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a criação de jogos, desde a sua concepção até a produção:

Unreal Engine: Blueprint gratuita para simular luz do dia

A Unreal Engine está se tornando a cada dia uma ferramenta indispensável para profissionais que trabalham com visualização em arquitetura. Seja pela possibilidade de converter projetos completos em 3d interativo ou então proporcionar ferramentas para VR.

A qualidade visual dos renders gerados pela Unreal rivaliza com os que são criados em ferramentas tradicionais.

Mas, existe um campo de aplicação da Unreal Engine em que muitos artistas 3d acabam tendo dificuldade, que é a lógica de interação. Você acaba tendo que aprender a usar Blueprints ou então C++ para conseguir gerar interação.

Uma das vantagens em usar os Blueprints é a sua estrutura visual mais amigável aos artistas que não desejam aprender a trabalhar com linguagens e lógica de programação.

Além disso existem inúmeros Blueprints prontos que podem ajudar e muito no desenvolvimento de projetos para arquitetura. Um exemplo disso é o sistema para simular luz do dia compartilhado nos fóruns da Epic Games pelo artista Fabriciuz. Com esse sistema você consegue configurar a iluminação do cenário para diferentes horários e situações.

O modo de instalar é simples, sendo necessário apenas alguns ajustes depois que você importar o Blueprint para o seu projeto. Existem alguns requisitos básicos para conseguir usar o Blueprint que são a existência de uma luz direcional, Skylight, AtmosphericFog e ExponentialHeightFor.

Assim que o Blueprint é configurado você pode determinar o horário do dia para que a luminosidade e temperatura da luz seja adaptada de acordo com o que você ajustou.

Para quem trabalha com visualização em arquitetura e gostaria de adicionar esse tipo de interação nos seus projetos, é uma ótima ferramenta para criar animações demonstrando os diferentes tipos de luminosidade natural possíveis no projeto.

Faça o download o quanto antes desse material, pois o autor compartilhou uma pasta do seu Dropbox particular. A qualquer momento o link pode parar de funcionar.

Já mencionei que o download é gratuito?

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender não só a usar a Unreal Engine mas a trabalhar com Blueprints? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com a Unreal Engine para arquitetura e também especializados no uso de Blueprints: