50 Livros com texturas gratuitas para a Unreal Engine

O uso de tecnologias relacionadas com jogos para apresentar arquitetura é uma tendência sem volta no mercado. Você vai encontrar diversos projetos e exemplos de material criado na Unreal Engine e Unity para arquitetura. Entre os desafios para usar essas plataformas, está a seleção dos assets necessários para adicionar contexto e significado em cada ambiente.

Caso você esteja entre os artistas digitais que fazem uso da Unreal Engine para criar projetos relacionados com arquitetura e design, uma coleção de modelos 3d gratuitos recém lançada pode ajudar muito no seu trabalho. O estúdio AZR Studio  da Holanda compartilhou no seu web site um total de 50 livros próprios para a UE4.

Esses livros ajudam de maneira significativa na ambientação e contexto para interiores. Seja um dormitório ou escritório, você pode usar os arquivos dos livros nesses projetos para adicionar contexto.

Os livros são relativamente fáceis de modelar, sendo a parte mais desafiadora a seleção e preparação das texturas relacionadas com cada objeto. Nessa biblioteca, o artista já fez toda a separação das texturas e preparação do material.

Para fazer o download, basta visitar esse endereço e fazer o download direto! Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro.

Um detalhe interessante do material, é que você vai perceber que tudo foi criado no Blender. Isso fica evidente pelo formato do arquivo disponível para download.

Isso mostra como o Blender pode ser útil como plataforma para criação de assets relacionados com arquitetura e visualização. Usando o Blender que é gratuito, você pode criar os mais variados tipos de assets para arquitetura e exportar o material para a Unreal Engine.

Aliado ao fato de que para projetos relacionados com design a licença da Unreal também é gratuita, você tem à disposição uma poderosa plataforma para criar projetos de visualização interativa para arquitetura.

Aprenda a usar a Unreal Engine para arquitetura

Quer aprender a usar recursos como a Unreal Engine para projetos de arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a usar a Unreal Engine em arquitetura, além do Blender:

Simulação de oceanos gratuita para Unreal Engine

Os projetos relacionados com a Unreal Engine podem aproveitar uma grande quantidade de material, sejam shaders prontos para esse tipo de propósito ou ferramentas. Essas ferramentas ajudam a reproduzir ambientes e materiais complexos como superfícies de água.

Um desenvolvedor está trabalhando em uma nova opção para simular grandes superfícies de água, e vai compartilhar o material de maneira gratuita no marketplace da Epic Games e também no Github.

Para quem tem interesse em aprender e ajudar no desenvolvimento do material, a opção do Github é a melhor alternativa. Assim você pode consultar os Blueprints usados na construção do material, e quem sabe assim reproduzir ou melhorar o material.

O que são blueprints? Essa é uma forma visual que a Unreal Engine oferece para que artistas 3d possam trabalhar com a criação da parte lógica de jogos e simulações. Você tem a oportunidade de criar scripts e interatividade, sem a necessidade de aprender C++.

É uma opção interessante, pois utiliza um conhecimento comum a todos os artistas digitais nos dias de hoje, que são os Nodes.

Além de representar uma opção realista para simular oceanos, já que a própria ferramenta se chama OceanX, é possível aproveitar a ferramenta para gerar outras superfícies como lagos.

Os controles disponíveis para o material vão permitir configurar diversos aspectos dos projetos. Por exemplo, você poderá trabalhar com ajustes relacionados com a geração automática de ondas para a água.

Como ponto negativo do material, o autor ainda não compartilhou todos os arquivos do simulador de oceanos. Segundo sua própria descrição compartilhada nos fóruns da Epic Games, o material está sendo revisado para garantir que não existem bugs. A conta para o Github até existe, mas não possui nenhum dos arquivos relacionados com o simulador de oceanos.

Caso você tenha interesse em usar a ferramenta, recomendo marcar o recurso nos seus favoritos e retornar depois de alguns dias para o fórum.

Assim que todos os arquivos do simulador de oceanos estiverem disponíveis, compartilho aqui no blog para que você pode fazer o download pelo canal apropriado.

Aprenda a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a Unreal Engine e também blueprints:

Datasmith ajuda na conversão de projetos para Unreal

Os artistas digitais que produzem conteúdo para engines especializadas em jogos como a Unreal Engine, sabem que boa parte do trabalho nesses softwares é de adaptação. Você precisa criar os modelos 3d em ferramentas como Blender, 3dsmax e outros para depois adaptar o material para o ambiente da Unreal.

É preciso revisar diversos aspectos como materiais, texturas e outros detalhes do projeto. Isso acaba consumindo muito tempo de trabalho em projetos relacionados não só com jogos, mas também arquitetura.

A Epic Games anunciou que a Unreal Engine receberá uma ferramemta chamada Datasmith que promete agilizar essa conversão. Na prática o processo passará a ser automático, e pelos resultados da versão beta o visual será impressionante.

Na imagem a seguir você pode conferir uma comparação entre uma cena criada no 3dsmax e renderizada com o Corona Render (inferior). Passada a cena pelo Datasmith e visualizada na Unreal Engine.

A qualidade visual e detalhes do render criado no Corona são praticamente todos passados para a Unreal.

Por enquanto, você pode fazer o download do Datasmith como parte do programa de beta da Epic Games. As vagas são limitadas, mas ser aceito(a) no programa significa ter acesso gratuito ao software.

O ponto negativo é que depois do período de testes o software provavalmente não será incorporado à Unreal. Será uma ferramenta a parte com licença diferente, precisando ser comparada. A facilidade de converter cenas de modo automático terá um custo para quem quiser economizar tempo com a Unreal Engine.

Para artistas digitais que trabalham com grandes projetos envolvendo muitos tipos diferentes de materiais, objetos e iluminação o investimento e economia de tempo pode valer o investimento. Com apenas alguns cliques de mouse suas cenas podem ser convertivas para o ambiente da Unreal.

Aprenda como funciona a Unreal Engine

Você tem interesse em usar a Unreal Engine, mas não faz idéia e como funciona o software? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com a Unreal Engine para contextos relacionados com jogos e arquitetura:

Grama cinemática gratuita para a Unreal Engine

Os cenários externos são sempre um desafio em projetos relacionados com jogos digitais ou visualização para arquitetura. O desafio nesse tipo de situação é conseguir balancear o nível de realismo necessário com o peso computacional de grandes superfícies simulando grama, árvores e vegetação em geral.

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar na criação desse tipo de projeto, como é o caso dos materiais prontos que simulam árvores e grama digital.

Caso você utilize a Unreal Engine para os seus projetos, aproveite para fazer o download gratuito de um patch com grama cinemática para seus projetos. O material foi organizado pelo artista digital conhecido como Zetaneko e compartilhado nos fóruns da Epic Games.

O matéria é gratuito e pode ajudar de maneira significativa na criação de projetos relacionados com jogos, arquitetura ou qualquer outro apresentando ambientes externos.

Faça o download o mais rápido possível, pois o autor compartilhou o link direto do seu Google Drive particular. Qual o problema nisso? A qualquer momento o compartilhamento pode ser interrompido, e o link vai parar de funcionar. Minha recomendação é copiar o arquivo de imediato.

Apesar de me referir ao recurso como material, a grama é organizado em formato de patch. Isso significa que tudo está organizado em forma de pequenos blocos quadrados. Esses blocos podem ser replicados pelo cenário para cobrir grandes superfícies.

O termo grama cinemática é usado na descrição do material, pois a vegetação reage a elementos físicos como vento. Isso faz do material um recurso extremamente valioso para apresentação de grandes cenas externas, pois o fato de reagir com vento o torna perfeito para animações não interativas. Basta posicionar a câmera, e deixar a grama adicionar o contexto necessário para seus projetos de exteriores.

Aprendendo a Unreal Engine para arquitetura

Quer aprender a criar projetos relacionados com jogos digitais e arquitetura na Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a Unreal Engine. Desde o uso e criação de blueprints até a construção de visualização para arquitetura.

Aqui estão alguns dos cursos que podem ajudar você:

Gerador de cidades modulares gratuito na Unreal Engine

Um desenvolvedor de jogos digitais que trabalha com a Unreal Engine estava com um problema, relacionado com a criação de cenários virtuais para seus jogos. Sempre que surgia a necessidade de simular ambientes urbanos de qualquer tamanho, o desenvolimento do projeto acabava parando ou atrasando.

Como ele tem mais afinidade com a parte lógica do desenvolvimento, as tarefas envolvendo artes visuais acabavam tomando mais tempo que o necessário. A solução para o problema foi o desenovlvimento de uma ferramenta própria para gerar cenários e ambientes urbanos na Unreal Engine.

O funcionamento da ferramenta é simples, você precisa apenas marcar a posição dos objetos no cenário e depois sair escalonando os marcadores. Como em um passe de mágica a ferrameta faz a cópia dos modelos 3d, replicando as estruturas para gerar repetição.

Uma descrição completa do material e links para download podem ser encontrados nos fóruns da Epic Games.

Como funciona o módulo? Tudo é baseado em um projeto criado na Unreal Engine, que já é compatível com a versão 4.7 e segundo o autor deve funcionar também com a 4.8.

No link que leva até os fóruns da Epic Games é possível encontrar um tutorial completo mostrando o funcionamento da ferramenta. Basta abrir o projeto e adicionar os módulos. O próprio autor comenta que é possíel usar o recurso não só para edificações, mas qualquer tipo de objeto.

Se você tem alguma necessidade em repetir objetos em cenários de jogos seguindo padrões ou espaçamentos fixos, o módulo será de grande utilidade.

Para fazer o download gratuito você será levado(a) até o gumroad, que é o local em que o material está hospedado. Como fazer o download gratuito no gumroad?

Ao chegar na página, você precisará informar um valor que deseja usar para fazer o download. O artista habilitou os downloads gratuitos, então é só informar zero como valor.

Esse é o tipo de recurso que não pode faltar para artistas digitais envolvidos na criação de jogoas com a Unreal Engine.

Desenvolvimento de jogos em a Unreal Engine

Quer aprender a fazer desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a criação de jogos, desde a sua concepção até a produção: