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10 padrões com cotas de malha 3D para ZBrush

Ao criar personagens virtuais usando ferramentas como escultura digital, existem algumas partes do processo que geram dúvidas em artistas iniciantes. Boa parte dessas dúvidas é relacionada com a reprodução de superfícies complexas como tecidos e coberturas, representadas por padrões de repetição. As ferramentas padrão de escultura não facilitam a reprodução desse tipo de superfície em 3D. No ZBrush existe uma ferramenta incrível chamada de MicroMesh que consegue substituir geometria regular por padrões pré-determinados que deixam a criação de algumas superfícies muito rápidas. Isso deixa o processo de criação para tecidos [...]

2017-04-17T13:40:24+00:00 By |ZBrush|0 Comentários

94 brushes prontos para escultura de personagens

A escultura digital é uma das partes mais fascinantes da modelagem 3d, pois permite que os artistas com conhecimento da técnica façam reproduções ou modelos com um incrível nível de realismo. É a base para muitos personagens que encontramos em animações ou jogos digitais. Entre os softwares que se estacam na modelagem por escultura um dos destaques é o ZBrush. Caso você queira começar a trabalhar com escultura digital no ZBrush, é recomendável conseguir alguns “pincéis” específicos para a criação de estruturas humanóides. Esses brushes podem ajudar na criação de [...]

2017-04-11T10:23:24+00:00 By |ZBrush|0 Comentários

Mapas de displace: Guia de utilização

Os chamados mapas de displacement são uma ferramenta extremamente importante dentro do universo de ferramentas disponíveis para modelagem 3d. Com esse tipo de mapa, que nada mais é do que uma imagem, podemos adicionar detalhes em objetos com base apenas nas tonalidades existentes nessa textura. A vantagem do mapa de displacement é que o resultado desse tipo de edição nos objetos é geometria real, o que facilita muito o seu uso em situações em que os modelos 3d estão próximos da câmera. O observador vai perceber que os detalhes são [...]

2017-04-11T10:24:33+00:00 By |ZBrush|1 Comentário

Modelagem de personagens 3D: Pincéis para monstros no ZBrush

A escultura digital é uma ferramenta extremamente poderosa para a criação de modelos 3d com grande quantidade de detalhes, em que os artistas 3d podem literalmente moldar os objetos 3d da maneira como quiserem. Entre as ferramentas mais usadas para criar escultura digital hoje em dia temos o ZBrush como a ferramenta mais usada por estúdios e profissionais em modelagem de personagens 3D. Mas, apesar do software oferecer inúmeros recursos e ferramentas que facilitam a criação das esculturas, ainda é possível expandir um pouco mais os recursos do software usando [...]

2017-04-11T10:24:48+00:00 By |ZBrush|2 Comentários

Escultura com ZBrush: Personagens de Dragon Ball Z

A participação em concursos e desafios é sempre algo que recomendo para meus alunos e principalmente para as pessoas que gostariam de adquirir mais prática em determinadas áreas do conhecimento relacionado com computação gráfica 3D. Mas, alguns concursos valem apenas pelo tema e arte produzida. Como na maioria dos casos em que arte está envolvida, a apreciação e observação do material é uma atividade que deve ser considerada. Esse é o caso de um concurso que conheci no início dessa semana e que está acontecendo nos fóruns do ZBrush, e [...]

2017-04-11T10:24:49+00:00 By |ZBrush|4 Comentários