Hoje vou falar sobre mais um script do Blender. Esse script se chama Geom Tool e ele auxilia no processo de modelagem, adicionando algumas ferramentas e funcionalidades que não existem de maneira nativa no Blender.

Essa ferramenta foi desenvolvida por um usuário chamado Guillaume ‘GuieA_7' Englert, que pode ser copiada no seguinte sítio:

http://www.hybird.org/~guiea_7/

Acredito que essa ferramenta é muito útil, principalmente em modelagens que envolvem manipulação de objetos geométricos. Como acontece na modelagem de edificações e ambientes para visualização arquitetnica.

Espero que esse tutorial possa ajudar a todos os interessados em utilizar essa ferramenta, além claro dos meus alunos que vão começar e estudar Blender.

Antes de mais nada, é importante dizer que vou estar utilizando o Blender 2.42a e o Geom Tool 0.3. Depois que você copiar a ferramenta do sítio indicado no início desse artigo, você deve descompactar os dois arquivos que estão dentro do arquivo zip. Posicione o arquivo “mesh_geom_tool_math.py”, dentro da pasta “bpymodules” dentro da pasta de scripts do Blender. Depois posicione o arquivo “mesh_geom_tool.py”, dentro da pasta de scripts do Blender.

Depois que você posicionar os arquivos do Geom Tool, nas suas respectivas pastas podemos acionar a ferramenta. Utilize o menu Mesh, quando você estiver editando algum objeto para que a opção Geom Tool apareça. Veja o exemplo mostrado na Figura 01.

Figura 01

Figura 01

Depois que acionamos a ferramenta, um menu vai aparecer como mostra a Figura 02.

Figura 02

Figura 02

Vamos analizar o que cada uma dessas funções faz, mas antes de começar já é possível perceber as funções realizadas pela ferramenta que são projeção, intersecção, alinhamento e distribuição de elementos. A operação do script envolve a manipulação de vértices, arestas e faces.

Uma coisa importante de salientar sobre o script é que a ordem em que os elementos são selecionados não faz diferença para o seu funcionamento.

Project:vert(s)->face

Essa opção projeta vértices sobre uma face. Você pode selecionar a face e os vértices em qualquer ordem. Depois acione a opção do script e os vértices são projetados até a face selecionada (Figura 03). Você deve tomar cuidado apenas no número de vértices selecionados, já que se o número formar uma face você receberá um erro do script.

Figura 03

Figura 03

Project:vert(s)->face(copy)

Essa opção faz exatamente a mesma coisa que a anterior, só que os vértices selecionados são copiados e não deslocados até a face.

Project:vert(s)->edge

Nessa opção os vértices selecionados são deslocados para uma aresta. Veja como é possível deslocar os vértices selecionados na Figura 04, para que os mesmos fiquem posicionados exatamente sobre uma aresta.

Figura 04

Figura 04

Project:vert(s)->edge(copy)

Aqui temos exatamente a mesma função, mas os vértices não são deslocados. Os vértices selecionados são copiados para o local da projeção sobre a aresta.

Intersect: face/edge(s)

Essa opção cria uma intersecção entre uma face e arestas. Com a intersecção, novos vértices são criados exatamente no local em que a face e as arestas se “tocam”. Veja o resultado na Figura 05.

Figura 05

Figura 05

Intersect: face/edge(s) (cut)

Aqui temos a mesma operação, só que as arestas são modificadas. No local em que a intersecção acontece a aresta é dividida, mediante a adicão de um novo vértice. No resultado final temos uma aresta segmentada.

Intersect: face/face(s)

Essa opção é muito parecida com o modificador Boolean do Blender. Mas existe uma diferença, para o modificador são necessários dois objetos diferentes e com o Geom Tool você pode realizar a operação apenas em um objeto. O resultado está sendo exibido na Figura 06.

Figura 06

Figura 06

A intersecção é representada com a criação de novas arestas.

Intersect: face/face(s) (cut)

Aqui temos exatamente a mesma operação, sendo que a intersecção é representada diretamente sobre as faces.

Nearerst plane:verts

Com essa opção é possível projetar vértices sobre o plano mais próximo a esses vértices. Selecione os vértices e acione a opção.

align:verts

Nessa opção os vértices selecionados são alinhados sobre um eixo. Veja na Figura 07, um exemplo.

Figura 07

Figura 07

distribute & align:verts

Além de alinhar os vértices sobre um eixo, essa opção distribui esses vértices de maneira regular.

distribute:verts

Com essa opção os vértices selecionados são apenas distribuídos de maneira regular.

Espero que o uso desse script ajude no processo de modelagem.