Geom Tool

Hoje vou falar sobre mais um script do Blender. Esse script se chama Geom Tool e ele auxilia no processo de modelagem, adicionando algumas ferramentas e funcionalidades que não existem de maneira nativa no Blender.

Essa ferramenta foi desenvolvida por um usuário chamado Guillaume ‘GuieA_7' Englert, que pode ser copiada no seguinte sítio:

http://www.hybird.org/~guiea_7/

Acredito que essa ferramenta é muito útil, principalmente em modelagens que envolvem manipulação de objetos geométricos. Como acontece na modelagem de edificações e ambientes para visualização arquitetnica.

Espero que esse tutorial possa ajudar a todos os interessados em utilizar essa ferramenta, além claro dos meus alunos que vão começar e estudar Blender.

Antes de mais nada, é importante dizer que vou estar utilizando o Blender 2.42a e o Geom Tool 0.3. Depois que você copiar a ferramenta do sítio indicado no início desse artigo, você deve descompactar os dois arquivos que estão dentro do arquivo zip. Posicione o arquivo “mesh_geom_tool_math.py”, dentro da pasta “bpymodules” dentro da pasta de scripts do Blender. Depois posicione o arquivo “mesh_geom_tool.py”, dentro da pasta de scripts do Blender.

Depois que você posicionar os arquivos do Geom Tool, nas suas respectivas pastas podemos acionar a ferramenta. Utilize o menu Mesh, quando você estiver editando algum objeto para que a opção Geom Tool apareça. Veja o exemplo mostrado na Figura 01.

Figura 01

Figura 01

Depois que acionamos a ferramenta, um menu vai aparecer como mostra a Figura 02.

Figura 02

Figura 02

Vamos analizar o que cada uma dessas funções faz, mas antes de começar já é possível perceber as funções realizadas pela ferramenta que são projeção, intersecção, alinhamento e distribuição de elementos. A operação do script envolve a manipulação de vértices, arestas e faces.

Uma coisa importante de salientar sobre o script é que a ordem em que os elementos são selecionados não faz diferença para o seu funcionamento.

Project:vert(s)->face

Essa opção projeta vértices sobre uma face. Você pode selecionar a face e os vértices em qualquer ordem. Depois acione a opção do script e os vértices são projetados até a face selecionada (Figura 03). Você deve tomar cuidado apenas no número de vértices selecionados, já que se o número formar uma face você receberá um erro do script.

Figura 03

Figura 03

Project:vert(s)->face(copy)

Essa opção faz exatamente a mesma coisa que a anterior, só que os vértices selecionados são copiados e não deslocados até a face.

Project:vert(s)->edge

Nessa opção os vértices selecionados são deslocados para uma aresta. Veja como é possível deslocar os vértices selecionados na Figura 04, para que os mesmos fiquem posicionados exatamente sobre uma aresta.

Figura 04

Figura 04

Project:vert(s)->edge(copy)

Aqui temos exatamente a mesma função, mas os vértices não são deslocados. Os vértices selecionados são copiados para o local da projeção sobre a aresta.

Intersect: face/edge(s)

Essa opção cria uma intersecção entre uma face e arestas. Com a intersecção, novos vértices são criados exatamente no local em que a face e as arestas se “tocam”. Veja o resultado na Figura 05.

Figura 05

Figura 05

Intersect: face/edge(s) (cut)

Aqui temos a mesma operação, só que as arestas são modificadas. No local em que a intersecção acontece a aresta é dividida, mediante a adicão de um novo vértice. No resultado final temos uma aresta segmentada.

Intersect: face/face(s)

Essa opção é muito parecida com o modificador Boolean do Blender. Mas existe uma diferença, para o modificador são necessários dois objetos diferentes e com o Geom Tool você pode realizar a operação apenas em um objeto. O resultado está sendo exibido na Figura 06.

Figura 06

Figura 06

A intersecção é representada com a criação de novas arestas.

Intersect: face/face(s) (cut)

Aqui temos exatamente a mesma operação, sendo que a intersecção é representada diretamente sobre as faces.

Nearerst plane:verts

Com essa opção é possível projetar vértices sobre o plano mais próximo a esses vértices. Selecione os vértices e acione a opção.

align:verts

Nessa opção os vértices selecionados são alinhados sobre um eixo. Veja na Figura 07, um exemplo.

Figura 07

Figura 07

distribute & align:verts

Além de alinhar os vértices sobre um eixo, essa opção distribui esses vértices de maneira regular.

distribute:verts

Com essa opção os vértices selecionados são apenas distribuídos de maneira regular.

Espero que o uso desse script ajude no processo de modelagem.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Geom Tool”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *