Modificador Cast no Blender 2.44

Um dos novos recursos adicionados ao Blender 2.44 foi o modificador Cast, que apesar de realizar uma função relativamente simples, pode gerar resultados interessantes para animação. O objetivo do modificador é alterar a forma de um objeto qualquer para que ele fique com a aparência de uma esfera, cubo ou cilindro.

Modificador Cast 1

O funcionamento do Modificador é simples. Primeiro é necessário selecionar um objeto qualquer para receber o Cast. Assim que esse objeto estiver selecionado, aplicamos o modificador Cast no menu que contém todos os modificadores.

Modificador Cast 2

Logo que o modificador é aplicado já será possível perceber a diferença, como mostra a imagem abaixo. Como o Cast estava configurado com o a opção Sphere, o modelo ficou com a aparência de uma esfera. Os seus vértices foram deslocados.

Modificador Cast 3

O Cast tem três opções de deformação dos objetos que podem ser escolhidas no meu localizado na sua parte superior.

Modificador Cast 4

Como é possível perceber na Figura abaixo, cada um dos tipos de efeito gera distorções diferentes.

Modificador Cast 5

A primeira forma chamada de Sphere deforma o objeto de maneira que ele pareça uma esfera, já a Cylinder e a Cubanoid deixam o objeto com aspecto de cilindro e cubo respectivamente. Ainda é possível escolher em quais eixos a deformação do objeto será realizada.

Veja o resultado de uma deformação Cubanoid apenas nos eixos X e Y.

 Modificador Cast 6

Nas configurações do Cast existem três opções que podem ser configuradas com valores numéricos. As opções são as seguintes:

  • Factor: Essa opção determina um fator que controla a intensidade da deformação. Quanto maior for esse valor, mais deformado o objeto ficará.
  • Radius: Com essa opção podemos especificar um raio de influência para a deformação. Somente os vértices dentro desse raio são deformados. Caso o valor seja 0, então todos os vértices do objeto são deformados.
  • Size: Aqui é possível determinar o tamanho do objeto depois que ele for deformado. Se o botão From Radius estiver acionado, o tamanho será baseado no Raio de influencia do Cast.

Na parte inferior das configurações desse modificador ainda existem as opções VGroup e Ob. Com essas duas opções é possível escolher um grupo de vértices que sofre a deformação e um objeto que controle essa deformação. Eu fiz um vídeo mostrando como é possível utilizar os grupos de vértices para controlar as áreas de um modelo que sofrem a deformação.

O que acontece no vídeo é que eu crio um grupo de vértices chamado “cabeca” e utilizo esse mesmo grupo no campo VGroups.

Também fiz um vídeo para mostrar a influencia de um objeto sobre a deformação. O que acontece nesse vídeo é que eu crio um Empty e informo o nome desse Empty no campo Ob. Então você pode perceber que a posição do Empty influencia na deformação do objeto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *