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Tutorial de escultura digital com Mudbox

Mais um ótimo tutorial indicando como fazer escultura digital foi publicado no CGArena, dessa vez o tutorial aborda a escultura digital de uma cabeça. O processo começa no 3ds Max e termina no Mudbox, que foi recentemente comprado pela Autodesk. O modelo criado representa a cabeça de uma personalidade, nesse caso o ator americano Denzel Washington, o autor do tutorial chamado Nicolas Collings, que criou esse modelo para uma competição no subdivisionmodelling.com, em que os artistas precisavam criar esculturas de personalidades.

Escultura digital Mudbox

Nesse tutorial o autor explica todo o processo, sendo como de costume o primeiro passo é conseguir boas imagens de referência. Aqui ele coloca uma dica interessante, caso você escolha fazer o mesmo processo, pesquisando imagens pelo Google, procure se certificar que as fotografias representam a pessoa sempre na mesma faixa de idade. Assim evitamos lidar com fotografias que apresentam diferenças nas feições faciais.

Assim que as imagens de referência estiverem selecionadas, podemos partir para a escultura digital. O primeiro passo é criar uma base para a escultura, chamada de “cage”, o autor usou o

[BP:215]3ds Max[/BP] para essa tarefa e logo em seguida passou essa base para o Mudbox.

No Mudbox o processo começa com a marcação das formas básicas, que são trabalhadas no modelo ainda com um número baixo de polígonos. Uma boa prática, que pode ser reproduzida em outras ferramentas de escultura digital; sempre configure o seu “pincel”, com uma intensidade pequena e trabalhe com paciência para evitar defeitos na escultura. Isso pode ser aplicado até nas ferramentas de escultura do Blender!

Uma coisa interessante aqui é o uso e aplicação de camadas para a escultura. O tutorial aborda os vários testes realizados, com detalhes para a escultura, com as camadas do Mudbox. Com essas camadas o artista pode escolher qual a camada será irá reproduzir algum detalhe, no final ele pode simplesmente escolher qual camada ficará ativa.

No final do tutorial o autor exporta o modelo para o Zbrush, para efetivamente fazer a renderização usando os shaders do Zbrush. O autor mostra algumas dicas interessantes para configurar a iluminação no Zbrush, assim como indicar alguns shaders para download.

Caso você tenha interesse em aprender um pouco mais como funcionao Mudbox, além de estudar a criação de esculturas digitais, recomendo fazer uma visita ao CGArena, para acompanhar o tutorial.

2017-04-11T11:16:16+00:00 By |3ds max, Modelagem 3D, ZBrush|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. […] saber mais sobre o MudBox, veja estes posts do Allan Brito, este tópico do GameArtist e este […]

  2. Tuomas 22/04/2009 em 11:10 pm

    cara.. tem tanta coisa legal ai q vc publica e tals… mais eu num sei como baixar…num vi nenhum link ai nem nd…xD

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