O pessoal do Mortagestudio, publicou mais um tutorial de modelagem. Dessa vez o tutorial foi criado no estilo timelapse, em que o vídeo é acelerado para que o processo de modelagem seja apresentado de maneira mais rápida no vídeo. No total o processo leva aproximadamente uma hora, mas eles aceleraram o vídeo para que o tempo total fosse reduzido para dez minutos. Parece que eles tiveram algum tipo de problema com o áudio do tutorial, ficando apenas a imagem do vídeo como referência, não existe nenhum tipo de narração durante o processo.

O vídeo está disponível no YouTube:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J53EenY6mkE

Como você pode perceber, depois de assistir ao tutorial, eles seguem a receita básica de modelagem por subdivisão. Uma imagem de referência é posicionada como fundo da 3D View do Blender, para que o artista tenha apenas que se preocupar com as proporções do modelo. Assim que a imagem está lá, uma forma primitiva 3d (Cubo) é deformada e modificada várias vezes até que o formato da cabeça seja configurado.

Se você está estudando modelagem, aproveite bem a parte em que o tutorial aborda a criação das orelhas do personagem, já que essa é uma parte com alto nível de complexidade.

O mais interessante desse tipo de tutorial é que ele se aplica a qualquer tipo de ferramenta. No caso, esse foi construído com o Blender, mas como é possível perceber pelo vídeo a interface e os comandos do Blender não são apresentados. O que deixa o foco do vídeo no processo e não nas ferramentas, por isso é que qualquer pessoa interessada em reproduzir esse mesmo modelo, pode fazê-lo de maneira simples, em ferramentas como o 3ds Max, Maya, LightWave ou outros. O único requisito para isso é o conhecimento técnico na referida ferramenta.

Mas e se eu quiser reproduzir o modelo no Blender? Bem, ai você precisará apenas usar os comandos de transformação e muitas opções de corte. Essa é a lista com os principais comandos que você vai usar:

  • Face Loop Cut: Esse comando cria um corte completo em um conjunto de faces. Para acionar o Loop Cut de maneira rápida, use a tecla CTRL+R.
  • Knife: Se você precisa de um corte localizado, a ferramenta Knife é mais indicada. Ela faz cortes em faces selecionadas. Para acionar a ferramenta, use a tecla K.

Pronto! Agora é só modelar.