Livro Modelando personagens com o Blender 3D

Um evento muito importante para os usuários de Blender 3D passou despercebido nos últimos dias. Mais um livro sobre o Blender 3D foi lançado em língua portuguesa, dessa vez com o foco direcionado para a modelagem de personagens. O título do livro é Modelando personagens com o Blender 3D, de autoria de um artista do Rio Grande de Sul chamado José Fernando Reinicke.

Ainda não tenho o livro para fazer uma análise mais detalhada, mas entrei em contato com o autor e ele me passou algumas informações sobre o mesmo. Antes de mais nada ele é ilustrador profissional, o que por si só agrega muita credibilidade ao material. O seu ramo de atuação é o mercado publicitário.

Aqui vai a imagem da capa:

Modelando personagens com o Blender 3D

O livro está dividido em três partes:

  • A modelagem como brincadeira: Essa primeira parte do livro fala sobre a modelagem da cabeça de um personagem. Várias técnicas e ferramentas são usadas para a modelagem e no final o livro aborda o modo Sculpt do Blender.
  • Criando um personagem completo: Na segunda parte do livro, a modelagem é direcionada para a criação de um personagem completo por subdivisão.
  • Criando uma cabeça mais Realista a partir de um Plano: Para encerrar, o livro mostra como realizar a modelagem de uma cabeça mais realista, com Poly Modeling.

Todo o conteúdo é apresentado em aproximadamente 300 páginas. Com essa quantidade de páginas, o nível de detalhamento da modelagem deve estar ótimo!

Se você quiser fazer o download do sumário completo do livro, assim como um trecho do capítulo 1, recomendo a visita ao web site da Novatec, com informações detalhadas sobre o livro.

Ainda para essa semana, estou planejando publicar uma pequena entrevista com o José Fernando, para que todos possam conhecer mais o livro. Já fiz a sugestão da entrevista e ele concordou! Assim que conseguir um exemplar do livro, faço uma análise mais detalhada.

Para quem está interessado em aprender mais sobre modelagem orgânica com o Blender, o livro pode ajudar bastante. Esse título é inclusive inédito em língua portuguesa, não me recordo de encontrar livros sobre esse assunto para ferramentas como Maya ou 3ds Max. A maioria dos próprios livros existentes sobre 3ds Max ou Maya em português, não abordam o tema, mas acabam sendo traduções dos guias produzidos pela Autodesk.

Isso abre a possibilidade para que usuários do 3ds Max, Maya ou outras ferramentas 3d possam aproveitar os conhecimentos do livro.

Quero expressar aqui os meus parabéns ao José Fernando pela iniciativa e a Novatec Editora por continuar acreditando no Blender. São iniciativas como essa que fazem com que a base de usuários profissionais de Blender, cresça cada vez mais.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Livro Modelando personagens com o Blender 3D”

  1. Allan , eu queria saber qual é a unidade de medida do blender.
    tipo, se “1” de comprimento no blender é em metro, centímetro ou milímetro.

    Ps: eu comprei seu livro, mas ainda tô no início.

  2. Olá Maxwell,

    O Blender usa uma unidade de medida chamada BU (Blender Unit). Na verdade é uma medida abstrata, você precisa adaptar as suas necessidades. Por exemplo, se você decidir usar centímetros no seu modelo, então uma linha com 1 metro teria 100 unidades (100 cm), mas se você decidir usar metros essa mesma linha teria 1 unidade (1 metro). Entendeu?
    Esse tipo de conceito pode parecer confuso, mas é apenas uma questão de costume. Algumas ferramentas como o 3ds max permitem escolher uma escala, mas basicamente o que eles fazem é colocar um “cm” ou “mm” ao lado da dimensão.

    Abraços e espero que goste do livro.

  3. ” Algumas ferramentas como o 3ds max permitem escolher uma escala, mas basicamente o que eles fazem é colocar um “cm” ou “mm” ao lado da dimensão.”

    Nunca tinha pensado niso… é verdade. 🙂
    Bem que o pessoal da BF poderia colocar isso fácilmente no blender né… Evitaria a gente se confundir.

  4. Realmente a notícia do livro é excelente! E o preço bem acessível!
    Obrigada pela dica Allan.

  5. Como Faço para adiquirir o os dois livros do Blender o de Modelagem e o 3D. Se teria uma forma de desconto, sou instrutor de Informatica de uma instituição em Pernambuco ( SENAC ). e poderia ser enviado um brinde para o local em que eu trabalho, para avaliarmos o material.

    Grato Genilson

  6. oi alem, admiro muito seu trabalho e gostaria de tirar uma duvida:
    qual destes programas é melhor?
    blender ou iclone 5 pro…

    estou em duvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *