Um evento muito importante para os usuários de Blender 3D passou despercebido nos últimos dias. Mais um livro sobre o Blender 3D foi lançado em língua portuguesa, dessa vez com o foco direcionado para a modelagem de personagens. O título do livro é Modelando personagens com o Blender 3D, de autoria de um artista do Rio Grande de Sul chamado José Fernando Reinicke.

Ainda não tenho o livro para fazer uma análise mais detalhada, mas entrei em contato com o autor e ele me passou algumas informações sobre o mesmo. Antes de mais nada ele é ilustrador profissional, o que por si só agrega muita credibilidade ao material. O seu ramo de atuação é o mercado publicitário.

Aqui vai a imagem da capa:

Modelando personagens com o Blender 3D

O livro está dividido em três partes:

  • A modelagem como brincadeira: Essa primeira parte do livro fala sobre a modelagem da cabeça de um personagem. Várias técnicas e ferramentas são usadas para a modelagem e no final o livro aborda o modo Sculpt do Blender.
  • Criando um personagem completo: Na segunda parte do livro, a modelagem é direcionada para a criação de um personagem completo por subdivisão.
  • Criando uma cabeça mais Realista a partir de um Plano: Para encerrar, o livro mostra como realizar a modelagem de uma cabeça mais realista, com Poly Modeling.

Todo o conteúdo é apresentado em aproximadamente 300 páginas. Com essa quantidade de páginas, o nível de detalhamento da modelagem deve estar ótimo!

Se você quiser fazer o download do sumário completo do livro, assim como um trecho do capítulo 1, recomendo a visita ao web site da Novatec, com informações detalhadas sobre o livro.

Ainda para essa semana, estou planejando publicar uma pequena entrevista com o José Fernando, para que todos possam conhecer mais o livro. Já fiz a sugestão da entrevista e ele concordou! Assim que conseguir um exemplar do livro, faço uma análise mais detalhada.

Para quem está interessado em aprender mais sobre modelagem orgânica com o Blender, o livro pode ajudar bastante. Esse título é inclusive inédito em língua portuguesa, não me recordo de encontrar livros sobre esse assunto para ferramentas como Maya ou 3ds Max. A maioria dos próprios livros existentes sobre 3ds Max ou Maya em português, não abordam o tema, mas acabam sendo traduções dos guias produzidos pela Autodesk.

Isso abre a possibilidade para que usuários do 3ds Max, Maya ou outras ferramentas 3d possam aproveitar os conhecimentos do livro.

Quero expressar aqui os meus parabéns ao José Fernando pela iniciativa e a Novatec Editora por continuar acreditando no Blender. São iniciativas como essa que fazem com que a base de usuários profissionais de Blender, cresça cada vez mais.