Clicky

Livro Modelando personagens com o Blender 3D

Um evento muito importante para os usuários de Blender 3D passou despercebido nos últimos dias. Mais um livro sobre o Blender 3D foi lançado em língua portuguesa, dessa vez com o foco direcionado para a modelagem de personagens. O título do livro é Modelando personagens com o Blender 3D, de autoria de um artista do Rio Grande de Sul chamado José Fernando Reinicke.

Ainda não tenho o livro para fazer uma análise mais detalhada, mas entrei em contato com o autor e ele me passou algumas informações sobre o mesmo. Antes de mais nada ele é ilustrador profissional, o que por si só agrega muita credibilidade ao material. O seu ramo de atuação é o mercado publicitário.

Aqui vai a imagem da capa:

Modelando personagens com o Blender 3D

O livro está dividido em três partes:

  • A modelagem como brincadeira: Essa primeira parte do livro fala sobre a modelagem da cabeça de um personagem. Várias técnicas e ferramentas são usadas para a modelagem e no final o livro aborda o modo Sculpt do Blender.
  • Criando um personagem completo: Na segunda parte do livro, a modelagem é direcionada para a criação de um personagem completo por subdivisão.
  • Criando uma cabeça mais Realista a partir de um Plano: Para encerrar, o livro mostra como realizar a modelagem de uma cabeça mais realista, com Poly Modeling.

Todo o conteúdo é apresentado em aproximadamente 300 páginas. Com essa quantidade de páginas, o nível de detalhamento da modelagem deve estar ótimo!

Se você quiser fazer o download do sumário completo do livro, assim como um trecho do capítulo 1, recomendo a visita ao web site da Novatec, com informações detalhadas sobre o livro.

Ainda para essa semana, estou planejando publicar uma pequena entrevista com o José Fernando, para que todos possam conhecer mais o livro. Já fiz a sugestão da entrevista e ele concordou! Assim que conseguir um exemplar do livro, faço uma análise mais detalhada.

Para quem está interessado em aprender mais sobre modelagem orgânica com o Blender, o livro pode ajudar bastante. Esse título é inclusive inédito em língua portuguesa, não me recordo de encontrar livros sobre esse assunto para ferramentas como Maya ou 3ds Max. A maioria dos próprios livros existentes sobre 3ds Max ou Maya em português, não abordam o tema, mas acabam sendo traduções dos guias produzidos pela Autodesk.

Isso abre a possibilidade para que usuários do 3ds Max, Maya ou outras ferramentas 3d possam aproveitar os conhecimentos do livro.

Quero expressar aqui os meus parabéns ao José Fernando pela iniciativa e a Novatec Editora por continuar acreditando no Blender. São iniciativas como essa que fazem com que a base de usuários profissionais de Blender, cresça cada vez mais.

2017-04-11T10:58:10+00:00 By |Blender 3D, Livros|11 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 Comentários

  1. Maxwell barbosa Medeiros 26/03/2008 em 8:28 am

    Allan , eu queria saber qual é a unidade de medida do blender.
    tipo, se “1” de comprimento no blender é em metro, centímetro ou milímetro.

    Ps: eu comprei seu livro, mas ainda tô no início.

  2. Allan Brito 26/03/2008 em 9:08 am

    Olá Maxwell,

    O Blender usa uma unidade de medida chamada BU (Blender Unit). Na verdade é uma medida abstrata, você precisa adaptar as suas necessidades. Por exemplo, se você decidir usar centímetros no seu modelo, então uma linha com 1 metro teria 100 unidades (100 cm), mas se você decidir usar metros essa mesma linha teria 1 unidade (1 metro). Entendeu?
    Esse tipo de conceito pode parecer confuso, mas é apenas uma questão de costume. Algumas ferramentas como o 3ds max permitem escolher uma escala, mas basicamente o que eles fazem é colocar um “cm” ou “mm” ao lado da dimensão.

    Abraços e espero que goste do livro.

  3. Rodrigo Santiago 26/03/2008 em 2:03 pm

    ” Algumas ferramentas como o 3ds max permitem escolher uma escala, mas basicamente o que eles fazem é colocar um “cm” ou “mm” ao lado da dimensão.”

    Nunca tinha pensado niso… é verdade. 🙂
    Bem que o pessoal da BF poderia colocar isso fácilmente no blender né… Evitaria a gente se confundir.

  4. Henrique Zorzan 27/03/2008 em 8:59 am

    Queria me aprofundar mais na modelagem de personagens e esta noticia do livro é excelente! 😉

  5. Gelly Rodrigues 27/03/2008 em 1:33 pm

    Realmente a notícia do livro é excelente! E o preço bem acessível!
    Obrigada pela dica Allan.

  6. GamedevNews - 01 | GamedevBR 07/04/2008 em 6:25 am

    […] da concorrência em modelagem 3D, saiu mais um livro de Blender no Brasil. O Allan Brito também entrevistou o autor do […]

  7. […] de muito tempo, nesse último final de semana consegui finalmente terminar de ler o livro Modelando personagens com o Blender 3D, que foi escrito pelo Fernando Reinicke. A demora em ler o livro, foi por pura falta de tempo e […]

  8. […] relacionados à modelagem de personagem, recomendo a visita. Quem já comprou o livro dele sobre Modelagem de personagens com o Blender, deve se familiarizar com o estilo de escrita e os ótimos exemplos que ele apresenta, com modelos […]

  9. Genilson Bezerra da Silva 29/07/2009 em 10:16 am

    Como Faço para adiquirir o os dois livros do Blender o de Modelagem e o 3D. Se teria uma forma de desconto, sou instrutor de Informatica de uma instituição em Pernambuco ( SENAC ). e poderia ser enviado um brinde para o local em que eu trabalho, para avaliarmos o material.

    Grato Genilson

  10. Allan Brito 29/07/2009 em 5:16 pm

    Oi Genilson,

    Visite o site da editora http://www.novatec.com.br
    Se eu não me engano eles possuem descontos para professores que compram direto com eles.

    Abraços

  11. jonathan santos 09/07/2012 em 3:49 pm

    oi alem, admiro muito seu trabalho e gostaria de tirar uma duvida:
    qual destes programas é melhor?
    blender ou iclone 5 pro…

    estou em duvida.

Deixar Um Comentário