Criando um personagem completo com o Blender 3D

Mais um tutorial que mostra como criar um personagem completo com o Blender. Apesar de ter sido produzido com uma versão antiga do Blender, se eu não me engano as telas são do Blender 2.34, podemos ainda retirar várias lições e dicas do tutorial. Lembre que apesar das telas serem diferentes é perfeitamente possível reproduzir as técnicas de modelagem utilizadas nas versões mais recentes de Blender 3D.

Para acessar o tutorial, visite esse endereço. O tutorial está dividido em várias partes, que podem ser consultadas de maneira independente. Isso facilita a vida dos artistas interessados apenas em partes específicas da modelagem, como a modelagem da cabeça, pés ou mãos. Ao visitar o endereço indicado, também ficará perceptível que o autor não providenciou uma página apropriada para navegação, entre os vários artigos do tutorial. Acesse as pastas e depois o único arquivo HTML disponível nas pastas.

Modelagem de personagens

Apesar de ser antigo, esse tutorial ilustra bem o processo e a dificuldade em conseguir uma malha com topologia realista. Assim como manda a “regra”, o autor não tira as proporções do modelo da cabeça, mas sim de uma imagem que serve como guia para a modelagem. Se ele não tivesse uma imagem esboçada no papel, como está no tutorial, à referência poderia ser muito bem uma foto, como acontece com algumas partes do tutorial. Depois ele vai ajustando a malhar para que os contornos e proporções fiquem semelhantes às imagens.

O foco do tutorial é a topologia do modelo 3d, tanto é que se ignoramos as primeiras telas em que a interface do Blender 3D aparece, esse tutorial poderia ser aplicado a qualquer ferramenta 3d. ao trabalhar na construção do modelo o autor do tutorial, mostra mais imagens que texto no processo. Isso facilita por um lado e dificulta o acompanhamento dos usuários iniciantes, mas mesmo assim é um guia ótimo guia para desenhar a topologia.

Mesmo que você decida não acompanhar todas as fases da modelagem, não deixe de conferir a modelagem da orelha. Já comentei aqui várias vezes, que essa parte da anatomia humana é uma das mais complexas de reproduzir em 3d. O formato da orelha humana tem muitas reentrâncias e pode ser o martírio de qualquer artista 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Criando um personagem completo com o Blender 3D”

  1. Grande Allan Brito!!
    Excelente a qualidade do material. Mesmo sendo apenas visual, pois o autor não descreve a utilização das ferramentas, a construção das mãos, dos pés e da orelha, são ótimas referências para o estudo da modelagem de personagens realistas.

    Abraços

  2. boa tarde Allan,

    estou fazendo um seminário para o meu curso de sistema de informação da facimp. esse artigo tem por tema computação gráfica. dentro dessa área vou focar a área cinenatográfica, visto que, depois dos jogos, ela é a mais nativa dentro da CG. andei fazendo algumas pesquisas e em muitas dessas vi seu nome como autor de estudo. gostaria de saber se vc pode me indicar algum site ou, se não for muito incomodo, disponilizar em um blog, e-mail, como for melhor pra você algum tipo de material onde eu possa enriquecer mais esse artigo. no aguardo de um contato, desde já sou grato. abraços.

  3. Prezado,

    Estou abrindo um buffet infantil e possuo na logo o desenho de duas mãozinhas de mágico, sendo uma segurando a varinha de magia e a outra segurando a cartola de onde saem estrelinhas que surgem o nome da empresa.

    Acontece que quero criar personagens para trabalhar no site próprio, revistinha de quadrinhos, propaganda impressa e confecção de pelúcias também. Tudo com a cara da empresa.

    Só que estou na peleija para conseguir um programa que me forneça este acesso, tenho pesquisado e vi que o autor dos personagens do UOL Cartões, tanto como os personagens criados pelo http://www.eacenografia.com.br e alguns outros têm um programa que faça isso, só que ninguém me diz qual programa e só querem fazer os personagens para eu ficar dependendo dele$ sempre que precisar para trabalhar nos meus negócios.

    Por gentileza, você pode me orientar???

    Abraço e muito obrigado por este site!

    Rodrigo MC70

  4. cara, d+ seus tutoriais, to lendo alguns aqui ainda, não li todos, mas parendi a mexer com os tutoriais, gostaria de saber depois de criados os personagens e objetos, como posso criar o mundo, e qual engine melhor você me recomendaria pra criar ,no caso, um jogo e em questao de filme, tem algum tutorial esplicando?
    abraçao e que esse site prospere cada vez +

  5. Olan britto como estalar o yfrey no blender nao aprece os botoes o botao gi nao aparece qual versao que tem tudo isso ja estalado por que nao consigo encontrar as ferramentas no blender por favor ajudemim
    obrigado

  6. eu vo infarta com esse blender meu que versao ja tem isso tudo e como baixar esse plugs e como estalar ninguei esplica isso a um video aula sua tambem de luz realista quando vc vai postar no uotube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *