Mais um tutorial que mostra como criar um personagem completo com o Blender. Apesar de ter sido produzido com uma versão antiga do Blender, se eu não me engano as telas são do Blender 2.34, podemos ainda retirar várias lições e dicas do tutorial. Lembre que apesar das telas serem diferentes é perfeitamente possível reproduzir as técnicas de modelagem utilizadas nas versões mais recentes de Blender 3D.

Para acessar o tutorial, visite esse endereço. O tutorial está dividido em várias partes, que podem ser consultadas de maneira independente. Isso facilita a vida dos artistas interessados apenas em partes específicas da modelagem, como a modelagem da cabeça, pés ou mãos. Ao visitar o endereço indicado, também ficará perceptível que o autor não providenciou uma página apropriada para navegação, entre os vários artigos do tutorial. Acesse as pastas e depois o único arquivo HTML disponível nas pastas.

Modelagem de personagens

Apesar de ser antigo, esse tutorial ilustra bem o processo e a dificuldade em conseguir uma malha com topologia realista. Assim como manda a “regra”, o autor não tira as proporções do modelo da cabeça, mas sim de uma imagem que serve como guia para a modelagem. Se ele não tivesse uma imagem esboçada no papel, como está no tutorial, à referência poderia ser muito bem uma foto, como acontece com algumas partes do tutorial. Depois ele vai ajustando a malhar para que os contornos e proporções fiquem semelhantes às imagens.

O foco do tutorial é a topologia do modelo 3d, tanto é que se ignoramos as primeiras telas em que a interface do Blender 3D aparece, esse tutorial poderia ser aplicado a qualquer ferramenta 3d. ao trabalhar na construção do modelo o autor do tutorial, mostra mais imagens que texto no processo. Isso facilita por um lado e dificulta o acompanhamento dos usuários iniciantes, mas mesmo assim é um guia ótimo guia para desenhar a topologia.

Mesmo que você decida não acompanhar todas as fases da modelagem, não deixe de conferir a modelagem da orelha. Já comentei aqui várias vezes, que essa parte da anatomia humana é uma das mais complexas de reproduzir em 3d. O formato da orelha humana tem muitas reentrâncias e pode ser o martírio de qualquer artista 3D.