Tutorial de modelagem com Blender 3D: Criando rochas e sujeira

Nesse último final de semana, fui assistir ao Wall-E da Pixar e fiquei mais uma vez impressionado e boquiaberto com a qualidade dos cenários e da animação. Para quem gosta de animação, recomendo assistir a animação no cinema. Qual a relação entre o Wall-E e o Blender 3D? Ontem eu acabei descobrindo um tutorial sobre a criação de rochas e sujeira no Blender 3D, e isso me lembrou os cenários do Wall-E. Quem assistir a animação vai perceber que os cenários ambientados na Terra do futuro, são repletos de rochas e sujeira.

Criar esse tipo de superfície e textura é muito mais complicado em 3D. Por natureza, as superfícies e ambientes criados em 3d são limpos e sem detalhes, precisamos vencer a clareza das superfícies criadas por computador para simular esse tipo de ambiente.

O tutorial que encontrei sobre isso, usando o Blender, aborda a modelagem da pilha de rochas e a posterior configuração das texturas.

Para fazer o download do tutorial, assim como o arquivo blend, visite esse endereço.

Tudo é baseado em uma ferramenta do Blender 3D chamada de DupliVerts, que permite criar cópias de um objeto com base nos vértices de uma malha. O autor do tutorial cria um plano com deformações, para servir como base para a pilha de rochas. Depois ele cria o modelo individual da rocha, que é duplicado sobre o plano. A ferramenta DupliVerts cuida das cópias e distribuição dos modelos de rocha sobre o plano.

O resultado é uma superfície acidentada e que tem aspecto rústico. No final do tutorial o autor configura texturas e iluminação para a cena, conferindo o aspecto final da cena, como ilustra a imagem que acompanha esse artigo.

Esse é um ótimo exercício de modelagem, diferente daqueles que sempre abordam a criação de personagens e ambientes para visualização arquitetônica. Além do exercício, você estará colocando em prática um dos aspectos que atribuem realismo a uma cena, que é a sujeira. Quando um ambiente virtual é apresentado com características de sujeira e intervenção humana, ele passa uma ótima impressão de realismo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial de modelagem com Blender 3D: Criando rochas e sujeira”

  1. Allan,o link ñ é mais valido,tem outra forma de eu conseguir esse tutorial para criar rochas e sujeiras?
    No momento é muito importante, vai me ajudar bastante.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *