Blender 2.48, Nova documetação para a Game Engine e Blog sobre modelagem de personagens

Hoje o foco principal é o Blender 3D, com várias noticias e acontecimentos importantes que marcaram a última semana. O assunto mais discutido em todas as comunidades de usuários é o lançamento do Yo Frankie!, que marca um enorme salto de qualidade na Game Engine do Blender 3D. Para mostrar a todas as pessoas interessadas em aprender o funcionamento da Game Engine, a Fundação Blender resolveu atualizar o Blender Game Kit, que funcionava como um livro sobre a Game Engine, ensinando o funcionamento da mesma.

Como o material estava escrito para o Blender 2.2.5, praticamente tudo lá estava desatualizado. Portanto, uma nova versão do livro será lançada em meados de Novembro. Caso você queira conferir como é o Game Kit, a fundação liberou o download gratuito do material pela internet, que pode ser feito nesse link. Lembre de duas coisas ao fazer o download; o material é em inglês e para o Blender 2.2.5!

Eu mesmo já estava trabalhando no inicio do ano, em um livro sobre a Game Engine, como forma de dar continuidade aos projetos de livros sobre o Blender, já tinha começado a escrever “algo” sobre desenvolvimento de jogos com o Blender. Para falar a verdade já tenho um rascunho dos capítulos bem adiantado. Mas, com o projeto Apricot adicionando tantas novas ferramentas, achei melhor suspender temporariamente o livro. Com o fim do projeto, e o trabalho de atualização da terceira edição do Guia do usuário terminado, posso voltar a trabalhar no livro. Quando pretendo terminar o livro? Farei o possível para que o texto fique pronto ainda esse ano.

Outra notícia relacionada com o desenvolvimento do Blender, que como já havia mencionado aqui no Blog, deve ganhar uma versão 2.48. A data para o lançamento dessa versão é 1 de Outubro, para acompanhar o Yo Frankie!. Essa versão deve apresentar mais correções de Bugs e algumas novidades, como o GLSL e os projetos do Google Summer of Code 2008. Quando mais informações sobre o lançamento foram disponibilizadas, publico aqui no blog.

Mas e o Blender 2.50? Apesar de já estar parecendo até mesmo lenda, ao que parece na próxima semana o planejamento para o desenvolvimento do Blender 2.50 vai começar, com a definição de um calendário. Nada muito definitivo ainda, apenas a definição de algumas datas para o início dos trabalhos.

Para finalizar esse artigo, quero recomendar uma nova fonte de informações sobre modelagem de personagens e Blender 3D. O José Fernando Reinicke agora também tem um Blog sobre Blender 3D e modelagem de personagens. Se você tiver interessem em aprender mais sobre o Blender 3D e assuntos relacionados à modelagem de personagem, recomendo a visita. Quem já comprou o livro dele sobre Modelagem de personagens com o Blender, deve se familiarizar com o estilo de escrita e os ótimos exemplos que ele apresenta, com modelos detalhados de personagens.

O blog já está aqui nos meus favoritos!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Blender 2.48, Nova documetação para a Game Engine e Blog sobre modelagem de personagens”

  1. Mesmo um pouco decepcionado por ter de esperar a versão 2.50, a versão 2.48 vai trazer um bocado de novidades, vai me deixar mais entretido até a 2 ordem.

  2. O melhor dessa versão na minha opinião é na parte de Scripts onde ele facilitou em muito a programação.

    Quem já manja de Python não deve ter muita conciência dessa melhoria, mas quem está começando a entender a linguagem a diferênça é muito importante.

    Devem começar a aparecer Scripts novos pra Blender em Breve.

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