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Tutorial de modelagem com Blender 3D: Criando uma cadeira Barcelona (parte 1)

Depois de um bom tempo sem gravar tutoriais em vídeo, essa semana tomei coragem e gravei um dos exercícios de modelagem que geralmente passo para meus alunos nas minhas aulas. Esse é apenas um dos exercícios, que estão diretamente relacionados com modelagem 3d para projetos arquitetônicos, no caso mobiliário. Uma das peças de mobiliário mais usadas em projetos arquitetônicos são as chamadas mobílias clássicas, produto da engenhosidade de alguns designers e arquitetos do começo do século passado, que mesmo com algumas décadas de idade ainda se ambientam muito bem, em residências e espaços contemporâneos.

Para começar essa nova fase de tutoriais em vídeo, resolvi escolher a famosa cadeira Barcelona, que é um desafio para artistas 3d iniciantes e até mesmo os mais experientes, podem encontrar dificuldades na modelagem dessa cadeira. A parte mais desafiadora é trabalhar os detalhes do modelo.

Bem, antes de continuar com o artigo, recomendo que assista ao vídeo:


Tutorial de modelagem 3d com Blender – Cadeira Barcelona (parte 1) from Allan Brito on Vimeo.

Uma coisa que esqueci de mencionar, o tutorial é dividido em partes para que o processo seja abordado com mais detalhes. Nesse caso, agora foi modelada a parte do assento da cadeira Barcelona.

O assento dessa cadeira apresenta algumas particularidades interessantes, um pouco trabalhosas de criar no Blender 3d, principalmente pelo fato dele não suportar N-gons, e demandar um pouco de trabalho extra do artista, mas nada que impossibilite a criação.

O maior desafio é representar o couro costurado, detalhe que chama a atenção nesse objeto. Para representar esse tipo de detalhamento em 3d, a melhor opção é usar arestas com suavização ou então partir para o modo de escultura do Blender. Alguns dos meus alunos conseguiram ótimos resultados usando as ferramentas de escultura para esse tipo de detalhamento.

Uma versão escrita desse mesmo tutorial foi produzida para o Blender 3D Architect, mas como estava com vontade de gravar o material em vídeo também, optei pelo vídeo para a versão em português.

O próximo passo do tutorial é criar a base da cadeira e as tiras de couro que sustentam a estrutura na parte posterior. Caso você não use o Blender 3d, pode tentar reproduzir a técnica em outros softwares também, pois na maior parte do tutorial, foram usadas ferramentas comuns à todos os softwares 3d.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 Comentários

  1. Pedro 09/01/2009 em 10:33 pm

    Gostei muito da Video-Aula Allan!
    Ficarei atento para os outros da serie!
    🙂

  2. José Fernando Reinicke 10/01/2009 em 10:02 am

    Excelente Allan,

    O vídeo tutorial está muito bom mesmo!!!
    Gosto muito deste tipo modelagem (de objetos), pois me distancio um pouco da modelagem orgânica, a qual estou bem acostumado.
    Para mim é um ótimo exercício! Obrigado!

    Um Grande Abraço!
    Saúde, Sorte e Sucesso!

    Reinicke

  3. Guilherme Henrique 11/01/2009 em 12:40 am

    Ótimo tutorial Allan! 😀

    Pra mim o Blender é o melhor quando se trata de modelagem, mesmo sem N-gons…

    To fazeno a Cadeira aqui! 😉

    Abraço!

  4. Oyphis 12/01/2009 em 3:59 pm

    Excelente mesmo allan. Em vídeo faz toda a diferença.
    Já fiz e correu tudo muito bem. Fico á espera do próxima parte!

  5. Allan Brito 12/01/2009 em 4:01 pm

    Oi Pessoal,

    Fico feliz que tenham gostado.
    Ainda essa semana termino de fazer a continuação.

    Abraços

  6. Fabio 12/01/2009 em 5:06 pm

    Parabéns pelo tutorial.. muito bom mesmo..

    Somente uma observação.. mude o ano da legenda para 2009.. rsrsr

    Aguardo o restante do tutorial..

  7. thiago kolb 12/01/2009 em 9:17 pm

    to fazendo a cadeira aqui 😀 esperando a parte 02

    Allan onde voce ensina????

  8. Allan Brito and Lux Render « Kunigami’s Weblog 26/01/2009 em 8:27 am

    […] 3d por subdivisão [Portuguese] [2] Técnicas y truco modelado por subdivisión [Spanish] [3] Tutorial: Criando uma cadeira Barcelona [Portuguese] [4] Lux Render Possibly related posts: (automatically generated)GIMP Tutorial – Render […]

  9. Tatsaru 01/02/2009 em 1:22 pm

    Perfeito esse tuto, porém estou com um pequeno problema, quando seleciono as linhas e escolho Bevel para criar as costuras o objeto todo é automaticamente selecionado e sofre o efeito da ferramenta Bevel. A verssão que estou utilizando é 2.45. Eu deveria selecionar alguma opção para que isso não ocorresse?

    Sds.

  10. Raphael 05/02/2009 em 10:41 pm

    Cara sem querer ser chato, mas tu ja tem previsão pra segunda parte do tutorial, está otimo, gostaria muito de poder contemplar o restante XD

  11. OtavioX5 10/03/2009 em 2:19 pm

    Muito show, acabei de fazer a mofadinha gostei muito do tutorial bem explicativo =)

  12. leandro 19/06/2009 em 3:34 pm

    o alam onde eu acho as senguintes parte nau estou conseguindo achar se puder me envia obrigado e boa sorte eu adimiro seu trabalho ate +

  13. razors 18/04/2011 em 11:07 am

    muito bom o tutorial, mas chego na parte do botão eu me perdi todo hahaha
    depois eu tento com mais calma

  14. ismael de jesus 19/05/2011 em 3:40 pm

    gostaria de saber onde a parte 2 do video foi parar.
    ja que a primeira parte ta tão bem explicada gostaria de finalizar minha cadeira .

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