Clicky

Tutorial Blender 3D: Como modelar uma coluna?

Uma das maiores dúvidas dos usuários interessados em usar o Blender 3D, principalmente as pessoas que são originárias de outras ferramentas 3d como o 3ds Max, está relacionado com as opções equivalentes entre os dois softwares. O que seria equivalente no Blender 3D ao Edit Poly? Existe um painel de modificadores? Bem, para responder esse tipo de pergunta, e também mostrar como é possível modelar uma objeto comum em representações de arquitetura clássica. Depois de visitar um tutorial em vídeo sobre a modelagem de um pilar no 3ds Max, que pode ser aplicado em vários tipos de projetos, tive a idéia de produzir um tutorial que mostre a construção de um objeto semelhante no Blender 3D.

Como você vai perceber pelo tutorial, a técnica para produzir o material no Blender 3D não é tão diferente assim do 3ds Max. O tutorial está em vídeo e pode ser assistido em 720p.

Tutorial Blender 3D: Modelando uma coluna from Allan Brito on Vimeo.

A técnica para produzir esse tipo de modelo é baseada na construção de um perfil, que deve ser copiado em torno de um eixo, para formar o modelo 3d. No Blender, esse tipo de perfil pode ser criado de maneira bem rápida, apenas com o manipulação de um plano que é copiado com a ferramenta SpinDup.

Para facilitar a criação do perfil, é interessante começar com um círculo e não diretamente com um plano. Nesse caso, a criação do círculo já auxilia com o posicionamento correto do ponto central da futura coluna, e também com o dimensionamento correto das laterais. Essa é a primeira parte da modelagem que deve ser continuada com o ajuste dos sulcos da coluna. A parte que envolve a criação dos sulcos é relativamente simples, mas deve ser tomado um cuidado especial com a criação dos edge loops, para que o modelo 3d final não acabe atrapalhando a suavização do modelo 3d.

No final, basta aplicar um Spin Dup ao modelo 3d e ter a coluna formada. Como as faces no Spin Dup são apenas copiadas, ainda é necessário remover os vértices duplicados para que o modificador subsurf seja aplicado ao modelo.

O toque final ao modelo 3d pode ser criado com os detalhes na parte superior e inferior da coluna, que pode atribuir estilos bem diferentes ao objeto 3d.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Felipe Parente 18/05/2009 em 2:55 pm

    Caro Allan, há um tempo tentei entrar em contato, mas você não me respondeu…
    Estava querendo seu contato para ver a possibilidade de comparecer em um evento que irá ocorrer em minha cidade, já contatamos alguns professores da área que são de Recife…
    Mas meu propósito no seu caso seria para o Blender…
    Há muito tempo acompanho seu blog, assim como utilizo blender e seu livro me ajudou bastante…

  2. Allan Brito 18/05/2009 em 4:36 pm

    Oi Felipe,

    Estou mandando um e-mail para você.

    Abraços

  3. Weder Clay 18/05/2009 em 7:08 pm

    “Allan Brito de cada dia nos dai hoje… Obrigado!”

    hehehehe

Deixar Um Comentário