Tutorial Blender 3D: Como modelar uma coluna?

Uma das maiores dúvidas dos usuários interessados em usar o Blender 3D, principalmente as pessoas que são originárias de outras ferramentas 3d como o 3ds Max, está relacionado com as opções equivalentes entre os dois softwares. O que seria equivalente no Blender 3D ao Edit Poly? Existe um painel de modificadores? Bem, para responder esse tipo de pergunta, e também mostrar como é possível modelar uma objeto comum em representações de arquitetura clássica. Depois de visitar um tutorial em vídeo sobre a modelagem de um pilar no 3ds Max, que pode ser aplicado em vários tipos de projetos, tive a idéia de produzir um tutorial que mostre a construção de um objeto semelhante no Blender 3D.

Como você vai perceber pelo tutorial, a técnica para produzir o material no Blender 3D não é tão diferente assim do 3ds Max. O tutorial está em vídeo e pode ser assistido em 720p.

Tutorial Blender 3D: Modelando uma coluna from Allan Brito on Vimeo.

A técnica para produzir esse tipo de modelo é baseada na construção de um perfil, que deve ser copiado em torno de um eixo, para formar o modelo 3d. No Blender, esse tipo de perfil pode ser criado de maneira bem rápida, apenas com o manipulação de um plano que é copiado com a ferramenta SpinDup.

Para facilitar a criação do perfil, é interessante começar com um círculo e não diretamente com um plano. Nesse caso, a criação do círculo já auxilia com o posicionamento correto do ponto central da futura coluna, e também com o dimensionamento correto das laterais. Essa é a primeira parte da modelagem que deve ser continuada com o ajuste dos sulcos da coluna. A parte que envolve a criação dos sulcos é relativamente simples, mas deve ser tomado um cuidado especial com a criação dos edge loops, para que o modelo 3d final não acabe atrapalhando a suavização do modelo 3d.

No final, basta aplicar um Spin Dup ao modelo 3d e ter a coluna formada. Como as faces no Spin Dup são apenas copiadas, ainda é necessário remover os vértices duplicados para que o modificador subsurf seja aplicado ao modelo.

O toque final ao modelo 3d pode ser criado com os detalhes na parte superior e inferior da coluna, que pode atribuir estilos bem diferentes ao objeto 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial Blender 3D: Como modelar uma coluna?”

  1. Caro Allan, há um tempo tentei entrar em contato, mas você não me respondeu…
    Estava querendo seu contato para ver a possibilidade de comparecer em um evento que irá ocorrer em minha cidade, já contatamos alguns professores da área que são de Recife…
    Mas meu propósito no seu caso seria para o Blender…
    Há muito tempo acompanho seu blog, assim como utilizo blender e seu livro me ajudou bastante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *