Tutorial completo de modelagem orgânica para personagens com o Blender 3D

A modelagem de personagens em 3d é uma área que envolve um misto de conhecimento técnico e um pouco de arte também, pois envolve a manipulação de dados e estruturas que não podem ser descritas de maneira simples ou geométrica. Na maioria dos casos esse tipo de modelagem só pode ser finalizada de acordo com a sensibilidade e percepção artística do modelador, que em algumas situações usa um desenho conceitual para se guiar, mas sem nenhum tipo de medida. Esse tipo de modelagem é o mais difícil de ensinar, pois depende mais do esforço do aluno que do material de apoio ou orientações do professor. Por mais técnicas que sejam passadas nos exemplos e exercícios, apenas com a prática constante é que um artista pode desenvolver as habilidades necessárias para criar seus próprios personagens.

Uma das melhores maneiras de praticar esse tipo de modelagem orgânica é começar reproduzindo o que outras pessoas fizeram, e isso pode ser feito de maneira bem simples com essa seqüência de vídeos que recomendo nesse artigo. O modelador 3d chamado David Allen Ward, publicou na sua página do Youtube uma série de vídeos que mostra m o processo completo de modelagem de uma personagem no Blender 3D. Os tutoriais estão limitados a 10 minutos aproximadamente cada um, mas como são mais dez partes em vídeo, podemos considerar que temos mais de uma hora de vídeo.

Abaixo um dos vídeos do tutorial:

A série completa de tutoriais de modelagem 3d pode ser assistida na página do autor.

Os tutoriais abrangem a parte mais básica e também aspectos mais avançados de modelagem 3d para personagens. Por exemplo, para as pessoas que já tem alguma experiência no assunto, podem conferir as técnicas para modelar o rosto, em particular às orelhas e também as mãos e pés dos personagens. Como esse tipo de topologia é complexo, sempre é bom conferir os tutoriais para descobrir novas técnicas e truques.

No final da série de vídeos podemos acompanhar partes avançadas, como a adequação de roupas em 3d no personagem com ferramentas um pouco mais complexas do Blender 3D. Os tutoriais são recomendados para usuários iniciantes e experientes do Blender 3D. Mesmo que você não entenda inglês, as imagens e comandos são simples de seguir para quem já conhece o básico de manipulação da interface do Blender 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial completo de modelagem orgânica para personagens com o Blender 3D”

  1. nada a ver e demora muito nem assisti tudo mais ó eu quero saber um mais rápido e que me ensine de vendade por favoor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *