Revista BlenderArt 24 disponível para download

A revista BlenderArt acaba de ganhar mais uma edição repleta de tutoriais e artigos voltados para usuários e artistas que usam principalmente o Blender 3D. Digo que é voltada principalmente para esses artistas, mas muito do que é exposto na revista pode ser aproveitado por usuários de outros softwares como o 3ds Max, Maya e outros. Isso se justifica pelo rico embasamento teórico que acompanha a maioria dos artigos e textos publicados na revista, que são parte dos fundamentos de qualquer ferramenta. Por isso, caso você seja usuário de outros softwares o download da BlenderArt 24 também é recomendado.

Essa revista apresenta um tema que contextualiza os tutoriais e artigos para um assunto em especial, sendo que o número 24 tem como tema “Das profundezas”. Isso relaciona os tutoriais com personagens e criaturas marinhas e ambientes aquáticos. Como a reprodução desse tipo de ambiente é muito complicada de executar, pois requer uso de caustics e fog para compor o ambiente, os tutoriais podem ajudar muito a realizar projetos nesse sentido.

revista-blenderart-24-download.jpg

Como é costume, fiz uma pequena lista com os títulos dos artigos e tutoriais:

  • Tutorial sobre como modelar uma baleia estilizada: O artigo mostra como é possível criar um personagem semelhante a uma baleia estilizada, seguindo uma temática cartoon. Esse tutorial é excelente para iniciantes.
  • Tutorial sobre criação de água para a game engine: Esse tutorial é ótimo para criação de água para a game engine, usando blocos de lógica e truques nos materiais.
  • Produzindo o personagem Kaldewei: O artigo mostra o processo de criação de um personagem semelhante a um mostro humanóide.
  • Produzindo uma anêmona: Aqui encontramos um artigo bem interessante que mostra a criação de fauna marinha usando diversas ferramentas do Blender 3D, mais especificamente uma anêmona.
  • Render em rede com o Blender 3D: A renderização em rede pode ser um desafio no Blender 3D e outros softwares, mas com o sistema apresentado nesse artigo as coisas ficam um pouco mais fáceis.
  • Dicas para iluminação em ambientes aquáticos: Qual o segredo para iluminar uma cena aquática? Nesse último artigo da revista, encontramos diversas dicas valiosas de como realizar a configuração desse ambiente.

O arquivo da revista tem aproximadamente 8 MB, sendo recomendado para todos os usuários do Blender 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Revista BlenderArt 24 disponível para download”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *