Configurando um Ragdoll no Blender 2.5

A configuração de personagens para animação é um processo que demanda muito tempo e paciência por parte do artista responsável pela configuração do mesmo. Essa configuração é a chave para que depois o personagem possa ser deformado de maneira apropriada. Nas minhas aulas sobre animação de personagens o que geralmente faço é trabalhar a dinâmica dos movimentos, antes de partir para o controle específico dos ossos nos personagens. Uma excelente ferramenta para esse tipo de controle são os chamados Ragdolls. Esse tipo de objeto é uma estrutura humanóide que é toda liga usando juntas e constraints. Ao acionar uma simulação com Rigid Bodies é possível conferir a dinâmica da animação e impactos gerados pelas partes do personagem.

O tutorial abaixo mostra o procedimento necessário para criar os Ragdolls no Blender 2.5 e gerar simulações baseadas em Rigid Bodies. Como não existe narração no vídeo, mas diversos textos que aparecem periodicamente mostrando as instruções e ações no Blender, ele não deve ser difícil de seguir pelas pessoas com dificuldade no inglês.

A criação desse tipo de personagem é um pouco trabalhosa e repetitiva, mas no final podemos adicionar diversos elementos para deixar a animação mais divertida. No vídeo podemos acompanhar a configuração que é totalmente baseada no Rigid Body Joint, que deve ser ajustado para todas as juntas do personagem. No tutorial o autor até adiciona uma pequena estrutura semelhante a uma forca. A última parte do vídeo adiciona uma iluminação básica e renderiza o modelo 3d com a estrutura do Ragdoll usando materiais com cores sólidas, próprios para mostrar aspectos volumétricos da estrutura.

Uma sugestão interessante para animações com Ragdolls é multiplicar o número desses personagens, jogando os mesmos dentro de recipientes como caixas ou outras estruturas. A quantidade de impactos e interações entre eles fará com que a animação tenha um aspecto de complexidade e interação disponível apenas em projetos muito mais complexos.

Para quem já tinha o costume de criar Ragdolls no Blender 2.49 ou anteriores, o vídeo é uma excelente oportunidade de atualizar os seus conhecimentos para a versão 2.53. As ferramentas são praticamente as mesmas, mudando apenas o local em que precisamos acionar cada uma delas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Configurando um Ragdoll no Blender 2.5”

  1. Realmente fico impressionado com a qualidade do blender.

    Realmente pra renderizar, que fossem cubos, com environment light ia demorar um tempinho… hahahaha

    Eu realmente estou ansioso pra ver a versão final 2.5, com saída runtime do bge.

    Mas uma dúvida… pra animar um personagem com rigidbody é preciso lincar os cubos nos bones ou dá para adicinar a dinâmica diretamente neles?

    Abraçs

  2. man vc manja de inglês?
    se souber por favor cara traduza esse tutos p nós…eu fico doido pq não entendo os tutos sobre 3d..rsrsr é fodah man
    mas vlw a intenção, com certeza quem sabe um pouco de inglÊs deve ter absorvido algo desse video!
    vlw seu site é show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *