Tutorial SketchUp 8: Usando operações com sólidos 3d

Com o lançamento do SketchUp 8 os usuários dessa ferramenta tem disponível agora opções avançadas de modelagem 3d, que antes só eram possíveis de usar no SketchUp mediante a instalação de scripts. Entre essas novas opções de modelagem encontramos as chamadas operações booleanas. Para softwares de modelagem baseados em sólidos, esse tipo de ferramenta de modelagem é de extrema importância, pois ela permite elaborar sólidos complexos usando composições entre múltiplos objetos 3d.

Para os que já trabalharam com modelagem 3d no AutoCAD, a ferramenta deve parecer bem familiar.

O vídeo abaixo foi publicado pela equipe do SketchUp logo após o lançamento da sua versão 8, apresentando o funcionamento da ferramenta Boolean e um pouco do que podemos fazer com ela em modelagem.

No vídeo podemos acompanhar o uso das três operações básicas do boolean que são:

  • União
  • Interseção
  • Subtração

Essas são as três operações básicas, mas no SketchUp 8 é possível encontrar mais opções como o Split e o Trim. Todas essas opções estão disponível em um painel chamado de Solid Tools. Ainda não sabemos como esse conjunto de ferramentas será chamado no SketchUp 8 em português, pois essa versão ainda não foi lançada.

Os exemplos apresentados no vídeo mostram como é simples trabalhar com modelagem de objetos compostos, usando opções como o Union e Subtração. Fica muito simples realizar o arremate de paredes que não estão alinhadas com o caimento de telhados, usando esse tipo de opção.

Nos softwares mais sofisticados de modelagem poligonal, que permitem trabalhar com criação de modelos orgânicos como personagens, o uso desse tipo de ferramenta é extremamente desconselhável. O motivo é bem simples, e envolve os diversos artefatos adicionados na malha dos polígonos, sempre que essa ferramenta é usada. Por exemplo, ao abrir um buraco em modelos 3d usando o Boolean, o resultado visual pode até ser o desejado, mas a malha 3d estará cheia de faces triangulares. Isso se mostra um problema quando formos editar o objeto com operações simples, e também na deformação.

Como os modelos 3d gerados com o SketchUp geralmente tem como objetivo a representação de projetos arquitetônicos, isso não será problema na composição desses objetos em 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *