Com o lançamento do SketchUp 8 os usuários dessa ferramenta tem disponível agora opções avançadas de modelagem 3d, que antes só eram possíveis de usar no SketchUp mediante a instalação de scripts. Entre essas novas opções de modelagem encontramos as chamadas operações booleanas. Para softwares de modelagem baseados em sólidos, esse tipo de ferramenta de modelagem é de extrema importância, pois ela permite elaborar sólidos complexos usando composições entre múltiplos objetos 3d.

Para os que já trabalharam com modelagem 3d no AutoCAD, a ferramenta deve parecer bem familiar.

O vídeo abaixo foi publicado pela equipe do SketchUp logo após o lançamento da sua versão 8, apresentando o funcionamento da ferramenta Boolean e um pouco do que podemos fazer com ela em modelagem.

No vídeo podemos acompanhar o uso das três operações básicas do boolean que são:

  • União
  • Interseção
  • Subtração

Essas são as três operações básicas, mas no SketchUp 8 é possível encontrar mais opções como o Split e o Trim. Todas essas opções estão disponível em um painel chamado de Solid Tools. Ainda não sabemos como esse conjunto de ferramentas será chamado no SketchUp 8 em português, pois essa versão ainda não foi lançada.

Os exemplos apresentados no vídeo mostram como é simples trabalhar com modelagem de objetos compostos, usando opções como o Union e Subtração. Fica muito simples realizar o arremate de paredes que não estão alinhadas com o caimento de telhados, usando esse tipo de opção.

Nos softwares mais sofisticados de modelagem poligonal, que permitem trabalhar com criação de modelos orgânicos como personagens, o uso desse tipo de ferramenta é extremamente desconselhável. O motivo é bem simples, e envolve os diversos artefatos adicionados na malha dos polígonos, sempre que essa ferramenta é usada. Por exemplo, ao abrir um buraco em modelos 3d usando o Boolean, o resultado visual pode até ser o desejado, mas a malha 3d estará cheia de faces triangulares. Isso se mostra um problema quando formos editar o objeto com operações simples, e também na deformação.

Como os modelos 3d gerados com o SketchUp geralmente tem como objetivo a representação de projetos arquitetônicos, isso não será problema na composição desses objetos em 3d.