Você já se sentiu perdido com o sistema de Layers do Blender? Pois é, eu também fiquei um pouco confuso no início.

Eu vejo essa dificuldade com frequência nos meus alunos que estão aprendendo a utilizar o Blender, o que muitas vezes faz com que os usuários iniciantes deixem de utilizar o sistema de Layers. Mas nem tudo está perdido! Como todos sabem, o Blender pode ter as suas funcianalidades incrementadas com scripts. Esses scripts são escritos em uma linguagem chamada Python.

Alguns desses scripts já vem com o Blender. Hoje é possível encontrar vários tipos de Scripts para as mais variadas funções, até para o gerenciamento de Layers. Esse script chamado Layer Manager, que foi escrito por Mariano Hidalgo que também é conhecido por uselessdreamer, facilita muito o uso dos Layers já que permite atribuir nomes aos Layers e outras coisas também.

Vou mostrar como esse Plugin funciona, para esse tutorial estou utilizando o Blender 2.42a:

Passo 1: O primeiro passo é fazer o Download do Script, que pode ser encontrado no seguinte endereço:

http://uselessdreamer.byethost32.com/layer_manager.html

Passo 2: Depois que você fizer o download do arquivo com extensão “layer_manager.py”, coloque esse arquivo na pasta de scripts do Blender. No meu caso ficou em “Blender\.blender\scripts”.

Passo 3: Inicie o Blender e em seguida crie uma divisão vertical na 3D View, como mostra a Figura 01.

Figura 01
Figura 01

Passo 4: Agora abra a janela de Scripts (Figura 02). Depois na opção Objects, escolha o Script Layer Manager, como mostra a Figura 03.

Figura 02
Figura 02

Figura 03
Figura 03

Então você vai estar visualizando a janela do Layer Manager, como mostra a Figura 04.

Figura 04
Figura 04

Passo 5: Para customizar os Layers devemos clicar nas áreas indicadas pela Figura 05. Clique na área reservada para alterar o nome do Layer. Deixando o Layer no modo Solo, todos os outros Layers ficam desligados. Para gerenciar quais Layers estão ligados ou desligados, utilize os botões com os números dos Layers.

Figura 05

Figura 05

Caso você tenha vários objetos em um mesmo Layer, é possível selecionar um desses objetos pelo nome. Clique no pequeno quadrado que fica logo a direita do Layer. Veja que no meu caso, o meu Layer chamado Paredes possui três objetos (Figura 06). Então é só clicar sobre o nome do objeto desejado, que ele será selecionado.

Figura 06

Figura 06

Com o uso desse Script fica muito mais fácil gerenciar uma cena mais complexa, já que podemos atribuir nomes aos Layers e não precisar “caçar” os objetos.