Apesar de empregar massivamente o plano cartesiano nos ambientes 3D, vários animadores e modeladores iniciantes têm dificuldades em se acostumar com as diferenças entre as coordenadas relativas e absolutas. Isso me lembra a época em que ministrava aulas de AutoCAD, já que o assunto da primeira aula era exatamente a aplicação das coordenadas absolutas e relativas para o desenho 2D.

Coordenadas para animação

O que várias pessoas acabam esquecendo é que para produzir animações, também é necessário utilizar o conceito de coordenadas absolutas e coordenadas relativas, nos momentos certos. Mas afinal quais as diferenças entre essas coordenadas?

Todo o conceito sobre coordenadas absolutas e relativas está diretamente ligado a origem dos objetos. Primeiro vamos entender o que são as coordenadas absolutas. Essas coordenadas determinam a posição do objeto no espaço tridimensional, usando como base para esse posicionamento o plano cartesiano. Por exemplo, um objeto pode ter a sua posição descrita com base na identificação de três números, correspondendo a coordenadas dos eixos cartesianos. Então teríamos x=10, y=20 e z=0, para assim localizar esse objeto no espaço.

Ainda está acompanhando? Não dormiu? Eu sei que o assunto é meio chato, mas vamos continuar…

Quando determinamos que um objeto está em uma posição absoluta no espaço, com a utilização de Keyframes, será necessário um cuidado extra para não acontecer o famoso problema do pulo. Isso mesmo, esse fenômeno acontece quando um objeto está sofrendo uma animação com coordenadas absolutas e depois de receber essa animação, sofre alguma alteração. Essa alteração geralmente diz respeito à incorporação desse objeto em uma hierarquia, como FILHO de algum objeto.

O problema aparece quando o objeto PAI na hierarquia tem uma animação, como todos sabem os movimentos de um objeto FILHO não influenciam o PAI em hierarquia. Então os Keyframes adicionados aos filhos, fazem com que a trajetória da animação seja alterada.

Exemplo de animação com coordenadas

Acredito que nesse ponto, a definição das coordenadas absolutas já esteja bem claro. Essas coordenadas identificam a posição do objeto, sempre considerando a origem do plano cartesiano como sendo a sua origem também.

Já com as coordenadas relativas temos um pouco mais de flexibilidade na definição da origem, que pode ser praticamente qualquer ponto no espaço. Assim é possível fazer uma animação em que uma esfera rola sobre uma mesa, aplicando coordenadas relativas, para que o ponto de origem seja a própria mesa. Então o ponto de origem da esfera será relativo a mesa, por isso o nome desse sistema de coordenadas é relatito! 😉

Esse conceito se aplica em larga escala na modelagem, mas pode ser útil também na animação.