Os animadores hoje em dia dispõem de uma série de recursos para facilitar o trabalhoso processo de animação. Uma das técnicas mais utilizadas hoje em dia é a captura de movimentos, que pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de animação de personagens. No filme Piratas do Caribe 3, a ILM utiliza esse recurso para criar os piratas digitais da história. Principalmente o personagem Davy Jones, que em minha opinião e na de muitos profissionais da área é sem sombra de dúvida uma das maiores realizações em termos de CG para filmes, devido a sua complexidade. Maior até do que Gollum!

Piratas do Caribe 3

O processo de captura é realizado com a ajuda de sensores espalhados por pontos chave, no corpo dos atores que enviam as informações de posicionamento para um software. Depois é possível transferir esses dados para os modelos 3d, para então simular o movimento!

Na maioria dos filmes os atores que dublam os personagens virtuais não fazem a captura do movimento, mas nos últimos filmes de grande orçamento tem sido prática comum utilizar os atores. Como na animação Polar Express em que Tom Hanks dublou e fez a captura de movimentos do seu personagem virtual.

Existem casos em que até o diretor fez a captura de movimento. Isso mesmo! No filme do Hulk, o diretor Ang Lee fez a captura de movimentos do personagem.

O pessoal da ILM está tendo trabalho para realizar as animações do Piratas do Caribe, já que a quantidade de personagens digitais é relativamente alta, como mostra a imagem.

Piratas do Caribe 3

Caso você queira conferir mais detalhes da produção que a ILM fez no Piratas do Caribe 2, visite sítio da ILM para acessar uma série de animações e vídeos, mostrando a produção digital do Piratas do Caribe 2 e dos personagens digitais.

Para saber mais sobre captura de movimentos, recomento o artigo da Wikipedia sobre Motion Capture.