Quem trabalha com o Blender deve conhecer a Game Engine integrada ao núcleo do próprio Blender, que serve tanto para criar animações interativas como para criar simulações físicas em animação. Há pouco tempo atrás foi realizado um concurso que premiou as melhores simulações do tipo Rube Goldberg com a Game Engine do Blender.

Game Engine Blender

Caso você nunca tenha encontrado o termo Rube Goldberg Machines, esse é um termo que identifica dispositivos altamente complexos que realizam tarefas estupidamente simples. O termo foi criado em homenagem ao cartunista Rube Goldberg que serve de inspiração para vários animadores e cineastas até hoje. Se você já assistiu a algum desenho do Tom e Jerry, já deve ter visto um aparelho do tipo Rube Goldberg.

O interessante desse concurso é que os participantes tiveram seus trabalhos divulgados, sendo possível fazer o download de todos os arquivos fonte do Blender, com as configurações das animações e da Game Engine. Então caso você esteja interessado em aprender um pouco mais sobre a Game Engine do Blender, visite o sítio do concurso PhysicsContest2007.

Game Engine - Christopher Plush

Game Engine - Christopher Plush b

Autor da cena: Christopher Plush

Faça o download dos arquivos .blend e assista aos vídeos das simulações para conhecer melhor os recursos da Game Engine do Blender.