A cada nova produção os animadores da Pixar estão se superando nos aspectos técnicos, como eles mesmos relatam nos vídeos de produção para a próxima animação deles, chamada Ratatouille. Você pode estar se perguntando, que avanços são esses? As animações da Pixar já são perfeitas! Não é bem assim, sempre é possível melhorar.

Ratatouille

Uma análise mais detalhada nas animações da Pixar, mostra que detalhes mais complexos na animação 3D às vezes são deixados de lado. Um exemplo claro disso é a simulação de cabelos nos personagens. A última animação deles que utilizou esse recurso foi Os Incríveis, que mesmo assim limitou as simulações mais complexas apenas a personagem Violet Parr (Violeta).

Para essa nova produção a maioria dos personagens apresenta cabelos ou pêlos, como nos próprios ratos que aparecem no filme, com interações complexas com o ambiente e objetos ao redor. Outra inovação técnica é a simulação de uma cozinha completa, inclusive mostrando o processo de preparação de comida em computação gráfica! Isso eu nunca tinha visto.

Como grande parte da história se passa em uma cozinha, os animadores precisaram desenvolver técnicas para mostrar a preparação de alimentos sendo fritados, cozidos, assados e preparados de maneira geral. Sem falar nas texturas características desse tipo de material.

Essas evoluções mostram que cada vez mais os desenvolvedores da Pixar trabalham para melhorar o Marionette, que é a ferramenta de animação proprietária da Pixar. Sim, eles têm a sua própria ferramenta de animação!

Os vídeos de produção da Pixar mostram vários aspectos da produção e os desafios enfrentados pelos animadores. Caso você queira assistir aos vídeos, compilei uma lista com os vídeos disponíveis no Youtube. Vale à pena assistir a todos eles para se inteirar do processo!

Vídeo sobre os aspectos técnicos da animação

http://www.youtube.com/watch?v=pL-VeJfaSlY

Cozinhando em Computação Gráfica

http://www.youtube.com/watch?v=FPt8uegi9lk

Depoimento de Patton Oswalt (Dublador do ratinho Remy)

http://www.youtube.com/watch?v=0A2tCANjRLE

Equipe de produção fala sobre Linguini (Cozinheiro que trabalha com o ratinho Remy)

http://www.youtube.com/watch?v=0A2tCANjRLE

Mais um depoimento sobre a criação de comida em computação gráfica

http://www.youtube.com/watch?v=eu-7olnY6Xs

Como os animadores da Pixar pesquisaram o ambiente de Paris, para transportar o ambiente para CG

http://www.youtube.com/watch?v=8DVnVZiwzXQ

Depoimento de Brad Bird, diretor e roteirista de Ratatouille

http://www.youtube.com/watch?v=s6KpKUVq5ls

Aulas de culinária para os animadores da Pixar

http://www.youtube.com/watch?v=ysHaeG1-qfA

Espero que depois de lançar todos esses vídeos de produção, ainda sobre alguma coisa para o DVD! Seria uma pena se a Disney lançasse o Ratatouille da mesma maneira que fizeram com o Carros. Para quem não sabe, o DVD do Carros, não apresenta nenhum documentário de produção.

Acompanhe um vídeo da produção com um teste de animação para um dos personagens. Apesar de ser um teste de animação, já é possível perceber a qualidade com que os animadores criam os movimentos e expressões.

Para finalizar, o trailer do Ratatouille: