Depois que o livro Blender 3D Guia do Usuário foi lançado, em Junho de 2006, a receptividade que o livro recebeu do público, me deixou muito feliz. Nas últimas semanas fui comunicado pela Novatec, sobre a necessidade de imprimir mais livros, já que as cópias remanescentes da primeira impressão, já estavam quase acabando. Então pensei que era hora de realizar uma atualização no conteúdo, já que depois de um ano, duas versões do Blender haviam sido lançadas desde que o livro ficou pronto. Estava nascendo a segunda edição do livro!

Blender 3D - Guia do Usuário

Foi nesse ponto que comecei a fazer um intenso trabalho de revisão, corrigindo os problemas da primeira edição e ampliando o conteúdo do livro, para que as novas ferramentas desenvolvidas nas últimas versões do Blender, fossem incluídas nessa nova edição. A versão utilizada para essa edição foi a 2.43, que adicionou várias novidades.

Modo Escultura

As ferramentas que foram adicionadas ao livro, assim como as atualizações, acarretaram em um acréscimo de 50 páginas ao conteúdo total, resultando em um total de 496 páginas. As novas ferramentas adicionadas ao livro incluem:

  • Modo Escultura
  • DupliGroups
  • Modificadores Displace, UVProject e EdgeSplit
  • Camadas de renderização
  • Node editor para materiais e composição
  • Novos constraints: Limit Scale, Limit Rotation e Limit Location
  • Novas opções do Soft Body

Essas são algumas das novidades adicionadas ao livro, mas de maneira geral todo o conteúdo foi atualizado. Todas as figuras e telas foram atualizadas para a versão 2.43, para facilitar o entendimento de todos.

A segunda edição saiu da gráfica na última semana, já está sendo distribuída pela editora e logo chegará as melhores livrarias. Visite a página oficial do livro para mais informações.