Vários filmes lançados esse ano estão trazendo avanços significativos para a simulação de água em CG, principalmente ambientes de mar aberto. Caso você não conheça, essa é uma das superfícies mais difíceis de simular em CG, pela sua natureza caótica e complexa. Quem deu a largada foi

[BP:257]Piratas do Caribe[/BP] 3, que mostrou efeitos e tomadas em mar aberto, produzidas pela ILM, ou você achava que eles realmente jogaram dois navios piratas em um redemoinho gigante? 🙂

Surf`s Up 01

Uma animação chamada Surf`s Up, que estréia no dia 08/06 nos EUA promete trazer mais uma impressionante simulação no oceano. Após assistir ao trailer, já é possível perceber a qualidade das simulações. O estúdio responsável pela animação é a Dreamworks. Detalhes como a transparência, textura, Spray e espumas foram muito bem simulados.

Surf`s Up água em wire

Surf`s Up água em shade

Surf`s Up água renderizada

O vfxworld.com, produziu uma matéria muito interessante sobre a produção da animação, inclusive com um pequeno documentário mostrando como foi criada a água, espuma e partículas para gerar a simulação. As telas que estão no início desse artigo, foram capturadas desse [BP:257]documentário[/BP]. Recomendo assistir! Clique aqui para visitar o vfxworld.com.

O vídeo com o documentário sobre o Surf`s Up, pode ser acessado aqui.

Pelo visto, o segredo está no material, já que aparentemente a superfície da água não tem absolutamente nada diferente. Mas nunca se sabe o que está por trás dos shaders e Scripts, utilizados para gerar o efeito. Caso você não tenha assistido ao trailer, aqui vai:

Viu como o efeito da água e das ondas está muito bem produzido? Como sempre, nós teremos que esperar um longo tempo para assistir a animação. A data prevista para estréia aqui no Brasil é no dia 26/10, mas os nossos amigos Portugueses podem assistir antes, no dia 02/08. Para mais informações visite o sítio oficial.

Obs: Um detalhe interessante sobre as datas de lançamento. Dois países podem assistir a animação antes mesmo que os americanos. Russos e Ucranianos podem conferir Surf`s Up no dia 07/06, um dia antes que os americanos.