Estava eu lendo meus feeds, quando encontrei uma entrevista publicada no AnimWatch com o diretor de animação da DreamWorks para Shrek 3, chamado de Nick Walter. Na verdade ele não é o diretor de animação, mas o diretor do departamento de Layout para animação. Tudo bem, mas qual a diferença?

Shrek 3 em detalhes mais técnicos
Fonte: AnimWatch

Segundo a descrição do próprio Nick Walter, o departamento de Layout para animação em

[BP]Shrek 3[/BP], foi responsável pelo posicionamento das câmeras virtuais, posicionamento do elenco nos cenários e figurino. Ele compara esse trabalho à direção de fotografia em um filme tradicional. Podemos então dizer que esse departamento é responsável pelo visual das cenas na animação.

Esse departamento precisa posicionar a câmera virtual, além de escolher os enquadramentos dos “atores virtuais”. Eles são o primeiro grupo a trabalhar nas tomadas para a animação, como é possível perceber em outros vídeos de produção. Na semana passada publiquei um artigo com um vídeo mostrando a progressão da animação em Ratatouille, em que fica clara a existência de um departamento de Layout na Pixar também.

Os detalhes técnicos dessa entrevista não foram tão ricos, foi mais um depoimento profissional sobre como é trabalhar no departamento de Layout. Mesmo assim ele passou alguns detalhes do seu trabalho. Um dos detalhes que me chamou a atenção foi que as pessoas que trabalham com animação, não assistem a animação completa no formato de animatic. A animação é dividida em cenas que variam de 2 a 3 minutos, em um conjunto de 30 aproximadamente. Cada uma dessas cenas é analisada individualmente, pelos animadores e departamento de layout. Então os animadores não precisam conhecer a história completa, para criar as cenas. O processo funciona de maneira semelhante aos filmes, em que as cenas são filmadas fora de ordem.

Para as pessoas que estão estudando animação, vale à pena conhecer o trabalho de Nick Walter que trabalhou na produção de todas as animações do Shrek. Caso você não esteja estudando animação, também vale a visita, para visualizar algumas imagens da produção do

[BP]Shrek 3[/BP]!