Uma das partes que mais gera interesse no Blender é a sua Game Engine integrada, que permite a praticamente qualquer pessoa criar um jogo em 3D, sem a necessidade de escrever uma [BP:215]linha de código[/BP]. Tudo pode ser criado com os chamados Blocos de lógica. Todas as palestras e apresentações que preciso fazer sobre o Blender, esse é um dos temas que gera mais interesse na platéia. Depois das apresentações tenho que ficar respondendo a várias dúvidas sobre os procedimentos para a criação de um jogo completo no Blender. Mesmo sendo uma das áreas mais procuradas, a documentação da Game Engine ainda é muito precária, ficando boa parte do trabalho de pesquisa por parte do usuário.

Mechdroid

Apesar de possuir pouca documentação como livros, existem vários exemplos de jogos criados com o Blender que são disponibilizados pelos seus autores. Como é o caso do projeto Mechdroid, que apesar de possuir um conceito extremamente simples, incentiva aos jogadores a fazer modificações no jogo para torná-lo melhor.

O conceito do jogo é o seguinte, você deve controlar um pequeno robô, para que ele empurre alguns cubos blocos. Mas qual o desafio do jogo? Bem, você deve tomar cuidado para não gastar todo o combustível do robô, antes que todos os blocos sejam posicionados na plataforma. Achou simples? O que você acha de melhorar o jogo? Os arquivos .blend estão todos lá, disponíveis para download. Assim como os arquivos de áudio e as texturas utilizadas no jogo, os arquivos com os modelos 3D individuais do robô, também podem ser copiados.

Além do Blender, foram usados o Audacity e o [BP:215]Gimp[/BP] para a produção do jogo. “O autor do jogo se chama Francisco Ortiz, que pelo visto é aqui do Brasil, já que o sítio do jogo está hospedado em um domínio “.br”.