Essa semana estive conversando com algumas pessoas sobre as possibilidades que a ferramenta de escultura do Blender proporciona aos seus usuários. Claro que nesse ponto, uma comparação com o ZBrush é inevitável. Como o ZBrush foi criado especificamente com esse propósito, de funcionar como ferramenta de escultura digital, fica difícil para o Blender competir com a sua gama de ferramentas. Mas isso não quer dizer que o Sculpt Mode do Blender só produza resultados de baixa qualidade. Tudo vai depender da habilidade artística da pessoa que está fazendo a modelagem.

Para ilustrar a comparação, fiz uma pesquisa por vídeos ou tutoriais que mostrem o processo completo de modelagem por

[BP:257]escultura[/BP] com o [BP:215]Blender[/BP]. Encontrei esse vídeo que mostra como modelar um rosto:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VxnsmeSuUyQ

Mostrei esse mesmo vídeo aos meus alunos, que de prontidão me questionaram se eles poderiam criar um modelo assim também? Provavelmente você também está se perguntando, será que eu consigo? Pois, eu tenho boas notícias, consegue sim! Tudo que você precisa fazer para criar um modelo assim é praticar. Antes de começar a praticar é importante ter algumas coisas em mente:

  • Provavelmente você não vai conseguir o mesmo resultado na primeira tentativa
  • Provavelmente você não vai conseguir o mesmo resultado na segunda tentativa
  • Provavelmente você não vai conseguir o mesmo resultado na terceira tentativa

Mas é difícil assim? Na verdade não é difícil, mas sim trabalhoso. Isso pode ser até meio desanimador, mas você deve lembrar que para conseguir uma modelagem objetiva e eficiente como a que foi exibida no vídeo, o autor muito provavelmente repetiu essa técnica em várias ocasiões diferentes. Até que ele incorporou definitivamente o processo. Posso afirmar isso por experiência própria, que a grande maioria das pessoas com potencial para se tornarem grandes modeladores, desistem por pura falta de paciência. Assim como em vários aspectos das nossas vidas, resultados rápidos e eficientes são alcançados por pessoas que já possuem um talento natural para a tarefa. Uma pessoa que já tenha experiência com escultura em argila, com certeza terá mais facilidade na modelagem. Caso você não tenha esse talento natural para a modelagem, calma que isso pode ser desenvolvido com muito treino.

Algumas dicas que sempre passo para os meus alunos, assim que passo um exercício de modelagem:

  • Tenha paciência
  • Não tenha medo de errar
  • Assista a vídeos com modelagens semelhantes
  • Use e abuse do CTRL+Z
  • Se o modelo ficar bagunçado, pressione CTRL+X e comece novamente
  • Sempre salve o seu trabalho constantemente

Essa última dica é muito importante! Você viu que o autor do vídeo só salvou o trabalho no final? Isso que é coragem! Não façam isso em casa!