Já está disponível para download a edição de número 11 da revista BlenderArt, que dessa vez tem como tema a criação de objetos mecânicos no Blender. Caso você não conheça, essa revista é especializada em trazer tutoriais e artigos sobre o [BP:215]Blender 3D[/BP]. A cada edição da revista, um tema específico é escolhido para direcionar a produção dos tutoriais e artigos.

Revista BlenderArt 11 lançada

Capa da BlenderArt 11

Alguns dos temas que já passaram pela revista:

  • Objetos orgânicos
  • Espaço
  • Arquitetura e Jogos
  • Personagens
  • Renderização e renderizadores externos
  • Materiais no Blender
  • Modelagem automotiva
  • Técnicas de modelagem e Scripts
  • Animação

Voltando a BlenderArt 11, essa edição trás algumas dicas preciosas para todos que querem utilizar o Blender como ferramenta de modelagem no estilo CAD. Sempre recebo e-mails ou perguntas de alunos, questionando sobre o uso do Blender como substituto do [BP:215]AutoCAD[/BP]. Claro que em algumas situações isso é complicado, principalmente quando você precisa criar ilustrações para impressão. Mas se o objetivo for criar modelos 3D, não vejo razão para não trocar.

Na revista existe um artigo muito interessante chamado “Producing Models with accuracy”, que mostra várias dicas de como modelar no Blender usando ferramentas de precisão. O autor do artigo se chama Robert Burke, nele são abordados os seguintes tópicos:

  • Extrude com precisão
  • Criando bordas arredondadas e chanfros com precisão (Fillet e Chamfer)

Na verdade, nenhuma ferramenta nova é abordada, no artigo o autor mostra alguns truques de como utilizar as próprias ferramentas do Blender para fazer a modelagem. Como as opções Edge Length e Spin.

Outro artigo interessante na revista, mostra como utilizar as ferramentas de modelagem por NURBS no Blender. Particularmente eu não gosto das ferramentas NURBS do Blender, tenho mais facilidade em modelar com subdivisão, mas não deixo de utilizar. O artigo mostras algumas técnicas interessantes sobre como usar essas ferramentas na modelagem, principalmente na construção de partes mecânicas com superfícies muito arredondadas.

Existe até um tutorial bem detalhado, mostrando como modelar um [BP:130]iPod Shuffle[/BP], desde as referências iniciais até o acabamento do modelo, para finalizar o tutorial um osso é adicionado ao clip do iPod para fazer uma animação.

Para melhorar ainda mais o download, os editores da revista estão disponibilizando os arquivos .blend utilizados nos tutoriais para download, além do arquivo PDF da revista. Então vá logo fazer o download da sua, caso você esteja encontrando erros no download, tenha paciência que uma grande parte da comunidade de usuários do Blender deve estar tentando fazer o download ao mesmo tempo!