Clicky

Mais modelos 3D para o Blender e o SketchUp

Compartilhe o artigo!

Você se lembra do artigo que publiquei já faz alguns dias recomendando uma biblioteca de modelos 3D, com arquivos no formato nativo para o Blender e SketchUp? Pois no lançamento do sítio, os organizadores prometeram que toda a semana, novos modelos seriam adicionados a biblioteca. Eles não estavam brincando, caso você tenha feito a visita e copiado alguns modelos 3D, volte lá para verificar as atualizações. Desde que escrevi o artigo, mais 11 modelos foram adicionados, todos eles representam mobiliário interno, sendo uma ótima referência para usuários de Blender e SketchUp.

Modelos 3D SketchUp

Veja a lista dos modelos que foram adicionados:

  • Cadeiras para escritório
  • Cama de solteiro
  • Conjunto de armários
  • Conjunto de abajures
  • Conjunto de luminárias
  • Cadeiras de braço do tipo poltronas
  • Cadeiras de braço do tipo poltronas, com uma mesa de centro
  • Mais um conjunto Cadeiras de braço do tipo poltronas, com uma mesa de centro
  • Mesa e lâmpada

Nesses dois últimos, uma novidade para quem gosta de renderizadores externos. Como eu havia comentado no artigo anterior, alguns modelos já vem configurados para renderização com o YafRay. Os modelos citados por último possuem configurações para o Indigo! Isso mesmo, o modelo 3D já vem configurado para renderização com o Indigo, no Blender.

Um dado interessante que foi publicado no sistema deles, os arquivos com extensão 3DS não estavam abrindo no

[BP:215]3ds Max[/BP]. Aparentemente era algum problema de compatibilidade. Agora eles estão usando o Wings 3D, para converter os arquivos OBJ para 3DS, segundo eles sem nenhum tipo de perda.

Para quem não conhecer, o Wings é um modelador 3D open source que é baseado em modelagem por subdivisão. Apesar de não fazer nenhum tipo de animação, ele consegue produzir modelos com uma qualidade muito boa, apresentando até alguns recursos que o próprio Blender ainda não disponibiliza, como as N-Gons.

Nota: Em poucas palavras, N-Gons são faces com mais de 4 lados.

Não acredita? Pois veja essa imagem, mostrando um cubo subdividido no Wings.

Wings 3D N-Gons

Está vendo a face com 5 lados? Tente fazer a mesma coisa no Blender, você vai perceber que não será possível fazer o mesmo. Mas calma, nem tudo está perdido. Provavelmente até o final do ano, o novo sistema de Meshs do Blender chamado de B-Mesh estará disponível e com suporte a N-Gons! Acho que para a versão 2.50, ainda não estará disponível.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comments

  1. Maxwell 16/08/2007 em 8:07 am

    O blender pode importar objetos feitos no Wings certo ? Mas e se por exemplo se importar o modelo acima de face de 5 lados, como ela se comportará no blender ?

    * desculpe esse tipo de pergunta, mas é que por enquanto eu não posso tentar descobrir isso por conta de excesso de trabalho na faculdade*

  2. Henirque Zorzan 16/08/2007 em 8:42 am

    É mesmo bom vermos os projectos relacionados com o Blender continuarem, serem atualizados e não ficarem esquecidos… 😉

    Abraços…

  3. Drak 16/08/2007 em 3:19 pm

    @maxwell: ele vai importar com uma edge a mais.

    sinceramente, isso de N-gon nunca me fez falta. e se é pra deixar a malha mais limpa visualmente, da pra usar um F-gon ; )

  4. Allan Brito 21/08/2007 em 8:11 am

    É isso mesmo Drak, quando o Blender importar o modelo ele vai refazer a face, dividindo uma face com 5 lados em duas novas faces.

  5. LEOSANDRO DINIZ SILVA 08/06/2009 em 10:50 pm

    ola adorei seu livro blender 3d queria muito que vc mandesse modelos de plantas de restaurante e casas mais quaro tambem aprender a fazer

    grato por sua atenção

  6. andre 07/08/2009 em 8:26 pm

    Você dá cursos de blender?
    Quais os livros que recomenda?
    recomenda aprender mais algum tipo de programa?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.