Que tal criar o seu próprio mundo virtual em 3D? Totalmente interativo e com a possibilidade de criar e adicionar novos objetos e personagens, de acordo com a sua vontade? Eu poderia muito bem estar falando da Game Engine do Blender, mas sim de um software chamado de DX Studio. Ele permite criar mundos interativos de maneira fácil e rápida, permitindo, por exemplo, criar simulações para ambientes e produtos. Segundo o web site oficial, podemos gerar arquivos executáveis e até mesmo mesclar os ambientes 3D gerados no DX Studio, diretamente em documentos do Office!

DX Studio

Mas essa ferramenta é paga? Existem três versões, sendo uma profissional, com vários recursos adicionais e outra gratuita. A versão padrão, que também é paga e a versão gratuita, que apresenta algumas restrições, como limitação no detalhamento dos objetos presentes na simulação interativa.

Só posso criar jogos com essa ferramenta? Para ilustrar as possíveis aplicações do DX Studio, essa é a lista de “utilidades” sugerida pelo desenvolvedor do software:

  • Jogos interativos e simulações: Várias opções estão disponíveis aqui, desde a iluminação em tempo real até o controle de texturas e mapeamentos
  • Adicionar 3D a aplicativos do Office
  • Adicionar ambientes 3D interativos em aplicativos do Visual Studio
  • Aplicativos para quiosques: Aqui o desenvolvedor enfatiza que a ferramenta está preparada, para uso em quiosques com tela sensível ao toque

Mas como fazemos para criar os modelos 3D? Existe um editor interno no DX Studio, mas também é perfeitamente possível importar modelos no formato 3DS.

Vale à pena usar esse sistema? Se você for usuário do Blender, prefira investir no aprendizado da Game Engine, com ela podemos atingir resultados muito semelhantes sem a necessidade de usar uma nova ferramenta.

Mas se você não sabe Blender, e pretende partir para a criação de ambientes interativos 3D, o DX Studio pode ser uma boa opção. Principalmente para os aplicativos destinados a quiosques interativos.

Caso você esteja curioso para ver como funciona, encontrei um vídeo que mostra a ferramenta em ação, simulando iluminação em tempo real.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9Ocg9elG2Pw

DX Studio

O que você acha de tentar fazer o seu próprio mundo virtual? Antes que você se aventure a fazer um jogo, quem sabe até o sonho de qualquer jogar que quer produzir um jogo, um RPG! Lembre que é muito mais divertido jogar do que produzir um jogo!

Nota: Não se esqueça de visitar a galeria, no web site do DX Studio, para conhecer vários projetos feitos com ele.