Uma grande quantidade de comerciais produzidos para TV apresenta uma grande quantidade de material produzido em 3D. Principalmente no segmento de automóveis, hoje em dia vários artifícios são usados para chamar a atenção. Desde carros que se transformam em robôs gigantes, até composições no melhor estilo Motion Graphics, fazendo o comercial parecer um videoclipe. Esse é um mercado tão competitivo em países como os EUA, que estúdios se especializaram em produzir animações e vinhetas para a indústria automobilística, como é o caso do estúdio Sway.

O estúdio Sway, produziu um comercial para a SUBARU, usando técnicas avançadas de realismo com o 3ds Max e V-Ray. Esse comercial mistura elementos reais e virtuais de maneira impressionante. O comercial começa quando um casal “salta” das páginas de uma revista, até os bancos do carro. Depois esse mesmo carro, passa por várias páginas de revistas até saltar pela janela.

Tentei encontrar uma versão do vídeo no YouTube ou no Veoh, mas seria de péssima qualidade. Então a melhor opção é visualizar o vídeo, diretamente no web site do estúdio. O vídeo está no formato QuickTime.

3ds max e v-ray: Sway

Para fazer a animação do carro o estúdio tem um trunfo, eles possuem um software proprietário chamado Sway Driving Simulator, que é usado para simular a dinâmica de animação para os veículos virtuais. Esse é um dos motivos que os fizeram se especializar nesse tipo de animação.

Essa ferramenta permite que os animadores, literalmente assumam o controle do carro, como se estivessem dirigindo, não importa qual o terreno digital.

Para a iluminação dos ambientes, foi usado um mapa HDRI para reproduzir a iluminação do fundo com os elementos virtuais. A animação das páginas virando, foi produzida com keyframes adicionados manualmente com uma mescla de física real. Um setup especial foi feito para as páginas, para que elas pudessem reagir a forças como vento.

Os softwares usados para a produção desse comercial foram:

  • [BP:215]3ds Max[/BP]: Animação
  • V-Ray: Renderização
  • Combustion: Gráficos animados
  • Nuke: Composição
  • Flame: Composição

Se você tiver curiosidade, recomendo uma visita ao web site oficial do estúdio Sway. Lá existe uma galeria com os trabalhos produzidos pelo estúdio, em que ficará bem clara a especialidade em comerciais para a indústria automobilística.

Fonte: vray.info