Mais um personagem gratuito para download, configurado e pronto para animação. Se você é usuário do Blender, pode conferir mais esse recurso para estudar maneiras diferentes de criar personagens. Dessa vez o autor se chama Daniel Martinez Lara, seu personagem se chama Red-Nelb. Em comparação com os outros personagens que já mostrei aqui esse é um dos mais simpáticos. Talvez por não possuir um rosto bem definido, apenas as formas estilizadas. Mesmo assim os controles para o personagem estão bem completos.

Personagem no Blender

Vejamos uma descrição completa do personagem. Toda a configuração dele, pelo menos a maioria é baseada em cinemática inversa. Tanto os pés como os braços e mãos estão configurados com IK.

Nos pés do personagem temos dois controles principais, um grande controle na parte posterior do pé que controla a posição. Com ele podemos mover o pé para os lados. Na frente dele temos outro pequeno controle, que permite controlar a rotação calcanhar, possibilitando deixar o personagem facilmente “na ponta do pé”.

Personagem animação - pés

No tórax do personagem temos um conjunto de ossos que controla o posicionamento do centro de gravidade do corpo. Para mover os quadris e tórax, selecione um desses elementos e com a tecla G é possível deformar o corpo do personagem.

Personagem animação - tórax

Para a cabeça, existem quatro controles. O maior determina o local para onde a cabeça está apontando. Os outros menores ajudam a controlar a posição e deformação da testa/sobrancelhas do personagem. Assim podemos adicionar um pouco de emoção nas poses do personagem.

Personagem animação - cabeça

Nos braços existem controles para a posição dos cotovelos, assim como esses mesmos controles existem para os joelhos. Além desses, existe uma grande esfera nos pulsos para que possamos posicionar as mãos. Use as ferramentas de rotação e translação para posicionar o pulso.

Personagem animação - Braços e mãos

Nas pontas dos dedos existem controles também, todos configurados com cinemática inversa.

Antes de fazer o download, saiba que o arquivo disponibilizado pelo autor tem aproximadamente 16 MB! Isso porque ele adicionou um pequeno tutorial em vídeo, mostrando como usar o personagem para fazer animação. Se você quiser fazer o download, visite esse endereço. Mesmo que você não use o Blender, vale fazer o download para conhecer as técnicas. Quem sabe você não acaba gostando do Blender também!