Você conhece o projeto Plumíferos? Esse é um projeto de animação desenvolvido pele estúdio Manos Digitales, dos nossos vizinhos argentinos. Além de desenvolver o projeto de animação, o pessoal responsável pelo projeto acabou de disponibilizar uma versão otimizada do Blender, que eles usam para desenvolver o projeto. Esse é um dos grandes benefícios do Blender, pelo seu código fonte estar disponível para qualquer pessoa, um estúdio ou profissional com conhecimentos em programação, pode otimizar as ferramentas. Foi exatamente isso que eles fizeram, alteraram algumas ferramentas e criaram outras. Por exemplo, ao lado do indicador do Frame da animação é exibido o tempo em horas/minutos e segundos.

Plumi-Blender 1

Para fazer o download dessa versão, visite o Graphicall.org para versões prontas para Windows e Linux. Mas o que mudou nessas versões? Se você quiser ver uma lista completa com os novos recursos, visite essa página. Depois de fazer o download da versão, que tem aproximadamente 8 MB é possível conferir alguns dos novos recursos. Como levaria tempo demais para verificar tudo, resolvi fazer uma análise dos principais:

A primeira coisa que notamos quando abrimos o Blender é que a Splash Screen foi alterada, mostrando um dos personagens do Plumíferos. A compilação é baseada no código do Blender 2.45.

Plumi-Blender 2: Splash

De cara já é possível perceber que a barra de camadas é diferente. A mudança foi simples, mas muito inteligente. As camadas que contém objetos ficam marcadas com uma cor. Isso facilita muito o trabalho de localizar em quais camadas existem objetos. Quando você seleciona um objeto, a camada em que ele está fica marcada em vermelho.

Plumi-Blender 3: Camadas

No painel de renderização existe uma opção chamada Stamp. Com ela podemos adicionar informações à imagem renderizada, como número do frame, nome da cena, nome do arquivo e outras.

Plumi-Blender 4: Stamp

Nova textura procedural chamada Clouds2.

Plumi-Blender 5: Clouds2

Como você pode perceber a quantidade de novos recursos e melhorias é enorme. Pela lista oficial, temos 88 novos recursos e ferramentas. Fazer uma análise sobre todas as novidades levaria muito tempo. Com um pouco de paciência e disposição é possível descobrir mais novidades.

Caso você queira fazer algum tipo de teste, lembre que essa é uma versão disponibilizada sem nenhum tipo de garantia. Um cuidado que deve ser tomado antes de usar essa compilação, sempre faça cópias dos arquivos que foram salvos com essa versão. Existe uma grande chance de que esse arquivo fique incompatível com outras versões do Blender, se for salvo com o PlumiBlender. Nesse caso é bom não abrir nenhum arquivo importante, se ele não tiver nenhuma cópia de segurança.

O que você está esperando? Vá fazer o download, o material é de primeira qualidade. Quem sabe não vemos vários desses recursos em futuras versões do Blender.