Todos que trabalham com maquetes eletrônicas sabem que além de uma boa biblioteca de vegetação e pessoas, os modelos e cenários precisam de carros para completar as ruas e estacionamentos. Para quem tem dinheiro de sobra, existem vários produtos pagos, que fazem boa parte do trabalho como os carros da ArchVizion, que são baseados em fotografias. O resultado é ótimo, mas o artista precisa comprar cada modelo de carro. Outra opção interessante são os modelos comercializados pela 123d.com, que apresenta coleções de carros estupidamente realistas, distribuídos em formato MAX e 3DS. Como o Blender consegue importar arquivos 3DS, então ele é compatível com essas coleções.

Mas essas são as coleções pagas, para as pessoas que ainda não tem condições em investir em coleções sofisticadas como essas, ou quem sabe modelar os seus próprios carros, existem vários web sites oferecendo download gratuito de automóveis.

Bloco de carros em 3D para download

Na última semana descobri um muito bom, oferecendo no total seis modelos para download, no formato 3DS que é totalmente compatível com o Blender. Os modelos também estão disponíveis nos formatos OBJ e MAX, sendo que esse último está disponível apenas para clientes que tenham comprado os mesmos modelos. Como você vai perceber pela lista de carros, estão disponíveis apenas modelos da montadora Toyota. Mesmo assim a variedade é grande, temos desde utilitários esportivos até carros esporte. Como geralmente esses modelos não aparecem em destaque nas maquetes, dificilmente um usuário irá notar que são todos da mesma marca.

No total temos os seguintes carros disponíveis:

  • Toyota Century: Esse é um sedã clássico. O carro não é muito moderno, mas vale o download para montar uma biblioteca.
  • Toyota Isis: Esse é um utilitário do tipo família, mais moderno.
  • Toyota Harrier hybrid: Aqui temos um utilitário mais esportivo com vários detalhes extras no carro.
  • Toyota MR-S: Esse modelo é de um carro esporte.
  • Toyota Preus: Aqui temos um utilitário no estilo carro de família.
  • Toyota Probox: Esse é um utilitário, no estilo van.

Para fazer o download dos modelos, visite esse endereço. Lembre que os modelos dos carros estão divididos em 2 páginas, sendo necessário visitar a página 2 para visualizar o resto da biblioteca. Aos poucos é possível montar uma boa biblioteca de modelos para aplicar nas maquetes produzidas no Blender ou outras ferramentas 3D.