Se você está antenado nas notícias sobre o Blender e os projetos do instituto Blender, deve saber ao menos que nos últimos meses o projeto Peach foi iniciado. Agora outro projeto colaborativo, para a produção de um jogo aberto, foi iniciado com a oficialização da equipe de produção. Para passar relatórios e um parecer sobre o andamento do projeto, a fundação Blender, assim como no projeto Peach lançou um Blog para o Apricot. Se você quiser acompanhar o desenvolvimento do projeto, não deixe de fazer uma visita!

DVD Apricot

Fora o lançamento do projeto, a pré-venda do DVD para o projeto Apricot já começou! Sim, os usuários e entusiastas do Blender e do Crystal Space que quiserem ajudar o projeto, podem comprar o DVD na loja virtual da fundação Blender. Lembre que sem essas vendas antecipadas, o projeto não pode ser executado. O suporte da comunidade de usuários é fundamental.

Caso você não conheça esses projetos, ou tenha começado a usar o Blender recentemente, deixe me explicar o teor do projeto Apricot. O seu objetivo é elaborar um jogo, usando o Blender em conjunto com uma excelente game engine chamada Crystal Space. O foco desse projeto é um pouco diferente do Peach.

No projeto Peach, as ferramentas desenvolvidas para o projeto, beneficiam diretamente o Blender, como o Treemaker, que cria modelos de árvores.

O projeto Apricot não tem como objetivo principal desenvolver a Game Engine do Blender, mas sim validar o Blender como uma ferramenta de produção, para desenvolvedores de jogos. Esse e outros motivos fizeram com que a fundação escolhesse o Crystal Space, como a engine do Apricot. Se você quiser conferir um texto publicado pelo Ton Roosendaal, sobre os motivos que o fizeram escolher o Crystal Space, visite esse link.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Apricot, pode começar a se preparar para acompanhar mais esse fantástico projeto envolvendo o Blender.

Assim como acontece com o projeto Peach, o DVD do projeto acompanha todo o material usado na produção, como arquivos, texturas e documentação. Mesmo que você não compre o DVD, o material estará disponível para download gratuito depois. Mas lembre que esse tipo de projeto não sai de graça! Precisamos mostrar o nosso suporte ao projeto, reservando o DVD. Se você fizer a compra antes do dia 01 de fevereiro de 2008, o seu nome será incluído nos créditos do jogo!

O que você está esperando? Eu já estou reservando o meu!