O período de férias está chegando, mas para quem não pretende viajar a não sabe o que fazer, com todo o tempo livre, pode praticar escultura digital! O melhor de tudo é que essa prática pode render alguns prêmios legais, caso o artista resolva participar do concurso de esculturas promovido pela Autodesk para divulgar o uso da sua ferramenta, concorrente do ZBrush, chamada MudBox. Claro que você precisará aprender a usar o MudBox, já que as regras do concurso estabelecem que a escultura devera obrigatoriamente ser realizada nele.

Concurso Autodesk MudBox

Como funciona? O procedimento para participar do concurso é o seguinte:

  1. Para participar é necessário usar um dos três modelos base, disponibilizados pela Autodesk. Existem três modelos que são um lagarto, um humano e um dragão.
  2. Depois que você escolher um dos modelos, será necessário colocar a imaginação para funcionar. Aplique as ferramentas de escultura do MudBox, para deformar e compor um modelo mais complexo e detalhado, com base nos modelos simples.
  3. Assim que tudo estiver pronto, será necessário enviar a sua criação para que os participantes do concurso possam avaliar.
  4. Aguarde pela votação.

Mas eu não tenho o MudBox? No regulamento do concurso não existe menção que o usuário precisa de uma licença comercial do MudBox, isso significa que é possível fazer o download da versão Trial, para participar do concurso. Mas lembre que ela só funciona por 30 dias, então o seu prazo para participar do concurso é ainda mais curto!

Os prêmios do concurso são interessantes, para o primeiro colocado a Autodesk dará uma estação gráfica da HP e para o segundo e terceiros colocados, placas de vídeo profissional da Nvidia. Que tal começar 2008 com uma estação gráfica quad core?

Se você ficou interessado, visite esse endereço para saber mais sobre o concurso. Para fazer o download da versão Trial do MudBox, visite essa outra página.

Para você não dizer que não estou ajudando, aqui vão dois vídeos que mostram uma introdução a interface e comandos do MudBox:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Cu0tmvh_V7U

Introdução ao MudBox

Agora outro vídeo com uma explicação das ferramentas do MudBox:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rNjfotUCeWU

Ferramentas de edição do MudBox

Pronto! Agora é só organizar o tempo e se “divertir” nas férias! O prazo de entrega é até o dia 31 de Janeiro de 2008.