Mais um número da revista Procedural está disponível para download, com uma ótima reportagem mostrando como foi o Blender PRO 2007, se você não foi ao evento, mas quer saber o que aconteceu por lá, a matéria do Luis Retondaro explica como foi o evento. Além da Blender PRO, vários tutoriais sobre o Blender e ferramentas livres são apresentados, como é de costumo em todos os números da revista. Dessa vez eu consegui escrever uma pequena matéria para a revista, que em minha opinião pode ajudar a divulgar mais ainda o Blender.

Procedural 7

Aqui vai um pequeno sumário com o conteúdo da revista:

  • Notícias: Aqui temos notícias variadas do universo Blender e ferramentas gráficas Open Source. Além de notícias sobre eventos e web sites relacionadas à comunidade.
  • Mercado 3D para a Web Pt.2: Aqui temos a continuação da ótima matéria do Emanoel Castro, sobre o mercado de 3d para web.
  • Making of “Nós somos assim”: Esse pequeno tutorial/making of é um dos destaques dessa edição, junto com a Blender PRO. No artigo o Ricardo Graça mostra em detalhes e com várias explicações, o processo de criação de um curta metragem chamado “Nós somos assim”. O tutorial fala do cinelerra também para a montagem do vídeo.
  • Contest Blender PRO: Aqui o Ganon fala um pouco sobre o concurso, que promoveu uma maior participação da comunidade Blender no Blender PRO. Vários dos trabalhos inscritos são apresentados no artigo.
  • Blender PRO 2007: O destaque dessa edição, com a colaboração do Luis Retondaro é possível saber como aconteceu a primeira Blender PRO.
  • Como vender o Blender: Esse é o meu artigo, mas antes que você se engane com o título, recomendo ler o texto por completo. Na verdade o objetivo do texto é mostrar uma maneira eficiente em apresentar o Blender, para artistas que não conhecem a ferramenta. Estou usando essa “receita” com relativo sucesso!
  • Animação antropomórfica: Nesse tutorial o Ganon fala um pouco sobre como realizar esse tipo de animação no Blender. Não sabe o que é uma animação antropomórfica? Leia o artigo!

Ficou interessado? A revista é totalmente gratuita, podendo ser copiada nesse endereço. Aproveite! O arquivo para download tem aproximadamente