Um usuário do Blender publicou um tutorial muito interessante, em um fórum especializado em modelos e veículos militares. Ele preparou um tutorial mostrando como seria o processo de modelagem de um avião Nieuport 11, da primeira guerra mundial. O tutorial está disponível para download no fórum, no formato de um arquivo PDF que pode ser copiado gratuitamente. Existe apenas um requisito para fazer o download, você precisa se registrar no fórum deles para conseguir acesso ao link, mas depois de feito o registro o download é simples.

Tutorial Blender - Avião

Antes que você faça o download e se surpreenda, devo avisar que o tutorial está incompleto. O autor não menciona isso no enunciado, só descobri quando cheguei à última página e o modelo estava incompleto. Existe uma mensagem dizendo que a seqüência do tutorial pode ser seguida pelo próprio artista.

Mas mesmo assim, o material é interessante. Se você tem dúvidas sobre como ajustar desenhos 2D para referência na 3D View do Blender, esse tutorial mostra essa tarefa em detalhes.

Essa é a lista de assuntos abordados no tutorial por tópicos:

  • Configuração dos desenhos técnicos do avião: Para usar proporções reais o autor configura o modelo de maneira a usar desenhos técnicos do avião real, para ajustar o modelo. Assim ele não precisará se preocupar com a escala dos objetos, apenas com o ajuste da proporção com o desenho.
  • Modelagem e ajuste com subdivisão: Boa parte do modelo é constituída de partes elaboradas ou deformadas com base em primitivas geométricas. Por exemplo, para criar as rodas, a base é o Torus do Blender. Depois que esses elementos simples são criados, o autor orienta o usuário a realizar ajustes com as ferramentas de transformação para modelar a roda. A maior parte do modelo segue essa técnica.
  • Modelagem e ajuste com curvas: Nem todas as partes do modelo podem ser criadas com primitivas geométricas. Para isso o autor usa em algumas partes, como as pontas das asas as curvas.
  • Configurando texturas do tipo UV: Na última parte do tutorial o autor mostra como realizar mapeamento UV nos modelos criados.

O arquivo PDF tem aproximadamente 4 MB com 29 páginas no total. Para fazer o download, visite esse endereço e boa modelagem.