Se você é usuário relativamente antigo do Blender, deve estar familiarizado com o trabalho do Pablo Vazquez, também conhecido como venomvfx. Ele é um artista argentino que usao Blender para dar vida as suas criações, para quem não lembra a Splash Screen do Blender 2.36 foi dele, aquela com uma cenoura estilizada. Pois o venomgfx agora tem um Blog, e para alegria de todos que usam o Blender um dos artigos disponíveis no Blog é um tutorial de modelagem, no melhor estilo cartoon!

Modelagem com Blender

O tutorial, disponível em vídeo, mostra como criar um modelo de peixe estilizado, que é a especialidade do venomgfx. O vídeo tem aproximadamente 7 minutos, mostrando todo o processo. A técnica é muito simples, na sua totalidade o tutorial mostra como aplicar a subdivisão para deformar uma primitiva simples, até o ponto em que temos a forma aproximada de um peixe. Isso demonstra que com as ferramentas básicas do Blender, um pouco de paciência e criatividade é possível atingir resultados complexos.

Se você quiser seguir o tutorial, os principais comandos usados em quase que 90% do tutorial, se resumem a mover, girar, escalonar e a extrusão de faces e vértices. Os comandos podem ser realizados com as teclas de atalho G, R, S e E respectivamente.

Mas nem tudo são flores, se você já tentou modelar um personagem, sabe que a parte mais complexa ou difícil de atingir com o personagem é a expressão. Muito disso pode ser atingido com uma configuração inteligente dos olhos. No tutorial o Pablo dedica uma boa parte do tempo, quase 2 minutos nos orifícios em que repousam os olhos. Além dos olhos, o tutorial também mostra como configurar a boca do peixe, de maneira que ele fique com um leve sorriso. Assim a expressão de alegria, somando os olhos e as bochechas do peixe, completa a aparência estilizada do personagem.

No final ainda é possível contemplar uma configuração de luzes muito interessante, para renderizar personagens.

Para assistir ao tutorial, visite esse endereço. O vídeo pode ser assistido no YouTube ou em um arquivo AVI, disponível para download. Para os interessados no setup das luzes, o arquivo .blend também está disponível!