Qual a sua técnica para fazer modelagem com precisão com o Blender? Você ainda não tem uma? Pois agora não haverá mais desculpa para dizer que o Blender, não serve para modelagem técnica. Um artista chamado Robert Burke, compilou um tutorial de modelagem mecânica em um arquivo PDF com 151 páginas! Isso mesmo, ele acabou criando um documento com várias dicas para modelagem técnica, que envolve o uso de precisão e medidas exatas com o Blender.

O melhor não é isso, ele acabou montando um guia e não apenas um manual, explicando como funciona uma ou outra funcionalidade do Blender. Tudo é baseado no desenvolvimento de um projeto real.

Modelagem 3d com precisão - Blender 3D

Se você ainda não sabe se o material pode ou não ajudá-lo nas suas tarefas, vou fazer um breve comentário sobre os conteúdos apresentados e as respectivas divisões.

  • O documento começa com uma introdução aos controles do Blender, mostrando como funciona a interface e as janelas.
  • Depois uma breve explicação sobre as Blender Units, falando da subjetividade dessa escala. O autor sugere que uma Blender Unit seja equivalente a 1 MM, mas isso compromete a modelagem de objetos com grande escala.
  • A modelagem e as ferramentas de precisão são apresentadas em seguida, mas apenas com uma introdução, nada muito prático.
  • Com as ferramentas de precisão devidamente apresentadas, o documento agora começa a mostrar o processo de criação de uma peça mecânica, para se mais exato um rolamento.
  • Após trabalhar detalhadamente na criação do rolamento, o tutorial agora aborda a criação de um sistema de roldanas.
  • O último tutorial aborda a criação de um sistema de encaixe para as peças mecânicas. Para falar a verdade não consegui identificar a peça, mas é algo de escala um pouco maior.

Os tutoriais de modelagem são muito bem detalhados e pode ajudar também na modelagem voltada para arquitetura, que também necessita de uma boa dose de precisão nos seus modelos. Para fazer o download do material, visite esse endereço. Como um artigo sobre esse guia, foi publicado na BlenderNation o servidor em que o arquivo está hospedado pode estar instável, mas com um pouco de paciência você consegue fazer o download, são aproximadamente 5 MB.