Para começar bem o ano, aqui vai uma análise detalhada do novo sistema de modelagem do Blender, chamado B-Mesh. Nas últimas semanas do ano foi lançada uma nova compilação de testes, com o novo sistema, no graphicall.org. Dessa vez essa compilação, apresenta o sistema totalmente funcional, pelo menos para um rápido teste. Assim é possível fazer testes e avaliar o andamento do B-Mesh, para que você possa tirar as suas próprias conclusões sobre os benefícios do uso das N-Gons.

Se você quiser realizar o mesmo teste, será necessário fazer do o download da compilação de testes usada nesse artigo. Visite esse link para fazer o download, mas lembre, use com cautela já que é uma versão de testes experimental ainda, e principalmente, não abra nenhum arquivo importante nesse Blender.

Mas, voltando ao assunto principal do artigo, ao abrir o Blender com o B-Mesh não vemos nenhuma alteração significativa na interface, todos os comandos e opções estão lá. Uma coisa que chama a atenção, esse Blender foi compilado com base na versão 2.44.

Blender B-Mesh Análise 2.44

Deixando esse detalhe de lado, como fazemos para ver as N-Gons? O novo sistema de modelagem alterou o menu specials, que agora mostra opções, completamente diferentes das que estamos acostumados. Veja na imagem abaixo uma comparação entre o menu specials de uma versão “oficial” do Blender e da versão compilada com o B-Mesh.

Blender B-Mesh Menu Specials

Para fazer os cortes nos modelos a ferramenta Knife não funciona, ou pelo menos não consegui acionar a mesma. Se você quiser fazer cortes, será necessário acionar a opção Connect do novo menu specials. Para fazer os cortes é simples, selecione dois vértices ou arestas e depois acione essa opção. Uma nova aresta será criada ligando os dois pontos selecionados.

Blender B-Mesh Connect

O grande destaque dessa versão é a possibilidade de fazer modelagem, usando faces com mais de quatro lados. Para testar isso é simples, apenas selecione algumas faces em um cubo, pressione a tecla W para acionar a opção Connect.

Veja a diferença, quando usamos o mesmo sistema de arestas com uma versão atual do Blender e depois com o B-Mesh

Blender B-Mesh modelos de comparação

Como você pode perceber, as mudanças são mais voltadas na maneira como modelamos. Por um lado, teremos menos preocupações com o número de faces, mas por outro o perigo de criarmos modelos com topologia pobre ou desleixada. Se você quiser ter uma idéia do provável futuro do sistema de modelagem do Blender, recomendo fazer um pequeno teste, para se ambientar. Quem sabe você já não descobre novas maneiras de modelar?