Como você deve saber, caso acompanhe o Blog há algum tempo, uma das ferramentas mais interessantes e versáteis para modelagem é o Modo da luxology. A única, ou uma das únicas deficiências do Modo é que ele não produz nenhum tipo de animação. Apenas na sua última versão, ele acabou ganhando uma timeline que possibilita a criação de animações simples. Mas ainda não é suficiente para a maioria dos usuários, ávidos por ferramentas de animação. A solução que um dos usuários do Modo encontrou foi usar o Blender, para isso ele produziu uma série de tutoriais em vídeo, mostrando para os usuários do Modo, como começar a usar o Blender.

Animação com o Modo 301

Depois, ele acabou fazendo um último vídeo, mostrando como fazer a integração entre material produzido no Modo e no Blender.

Se você já é usuário do Blender, os primeiros vídeos publicados nessa lista não devem ajudar muito (Conceitos básicos de Blender 3D). Mas se você tem curiosidade em conhecer o Modo, sob o contexto de usar o Blender para animação, assista ao último vídeo.

No tutorial um objeto simples, deformado por um sistema de ossos simples também é animado no Blender. Assim que tudo está animado no Blender, o arquivo é exportado para que depois ele possa ser adicionado no Modo. Então a mágica estará feita, assim uma animação que era impossível de ser executada apenas no Modo, pode ser visualizada dentro da ferramenta.

Claro que isso inviabiliza as ferramentas de modelagem, que são um dos grandes diferenciais do Modo, principalmente a parte de escultura e visualização em tempo real.

Caso essa seja a primeira vez que você está ouvindo falar sobre o Modo, não se surpreenda em saber que ele é usado até como substituto, das ferramentas de modelagem do 3ds Max e Maya em grandes estúdios. Infelizmente a luxology ainda não trabalha com versões PLE do Modo, para que possamos estudar a ferramenta, sem nenhuma limitação de tempo. Mas se você quiser testar, uma versão de testes, que funciona por 30 dias pode ser copiada do web site oficial, assim como vários vídeos de demonstração e tutoriais.