Nesses últimos dias os artigos andaram um pouco irregulares aqui no Blog, por vários motivos. Uma das coisas que me fez atrasar um pouco a freqüência dos artigos, foi que consegui fazer o download do The Mancandy FAQ, enquanto aguardo a Fundação Blender enviar o meu pelos correios. Depois de fazer o download do material, que é disponibilizado sob uma licença Creative Commons, ou seja, é possível compartilhar o conteúdo de maneira gratuita. Antes de discutir a licença em si, vamos falar sobre o mais importante, que é o conteúdo do tutorial.

The Mancandy FAQ

Um dos aspectos que chama a atenção no conjunto de tutoriais é a qualidade da produção, desde a trilha sonora e produção dos menus, tudo é de alto nível. Se você sentia falta de DVDs de treinamento para o Blender, com nível técnico semelhante ao que encontramos para Maya e 3ds Max, agora essa “lacuna” está muito bem preenchida.

A primeira coisa que fiz foi olhar os créditos para verificar o número de pessoas envolvidas na produção. Apesar de o crédito ser atribuído ao Bassam, várias pessoas participaram da produção. Desde uma locução profissional para a introdução até a trilha sonora e arte dos menus, o número total de pessoas é bem maior.

Vamos ao que interessa, depois de passar os últimos dias babando assistindo aos tutoriais, posso colocar aqui o seguinte comentário; se você quiser trabalhar com animação de personagens com Blender 3D, esse DVD será o seu guia! Sim, a qualidade das dicas e animações desenvolvidas ao longo do treinamento podem literalmente transformar você em animador de personagens! As suas habilidades de modelagem não são colocadas a prova, o objetivo do DVD é ensinar animação.

Mesmo que você não tenha um modelo 3D para praticar, todas as animações e cenas abordadas acompanham um arquivo “.blend”, com o modelo usado para o exercício.

The Mancandy FAQ Interface

O material está dividido em três grandes áreas:

  • Mancandy: Essa primeira parte aborda o personagem Mancandy, desde a sua concepção até partes básicas do seu funcionamento.
  • Animação: Aqui o Bassam aborda a criação de vários tipos de animação como uma caminhada, movimentos estilizados e outros.
  • Configuração: Nessa última parte o tutorial aborda todos os aspectos da configuração do personagem. Além de mostrar como funciona, os vídeos são explicados a ponto de permitir que você utilize os mesmos princípios para criar uma configuração semelhante, nos seus próprios modelos 3D.

Os vídeos que são exibidos na interface interna do DVD, são todos em resolução SD no formato FLV. Mas, todos os vídeos do DVD também estão disponíveis em 1024×764 com o container OGG. Até o framerate dos vídeos em OGG é melhor, para facilitar o aprendizado dos detalhes. Uma dica interessante é ligar o computador a uma TV e assistir aos arquivos OGG. A experiência será muito mais interessante!

O treinamento é um complemento perfeito para o livro do Tony Mullen, que também é muito bom!

Introduction to Character Animation with Blender

Ficou interessado em assistir ao DVD? Antes de publicar o link para download, que só pode ser realizado via Torrent, quero conscientizar os usuários que estão desconsiderando a compra do DVD. Lembre que apesar de ser distribuído de maneira gratuita, a produção desse tipo de material leva tempo e dinheiro. Se você quiser que a Fundação Blender invista em novos treinamentos como esse, a venda de uma grande quantidade de DVDs é extremamente importante.

Muita gente usa o Blender, apenas pelo fato de ser gratuito. Ele ser gratuito é bom, mas a vantagem nele é o trabalho em equipe e o esforço de uma comunidade de desenvolvedores e artistas, que antes de mais nada querem aprender e compartilhar o que sabem com outras pessoas. Isso acaba gerando uma ferramenta leve e eficiente.

Para coordenar o desenvolvimento da ferramenta, a Fundação Blender precisa de recursos, para bancar instalações e equipamentos para projetos como o The Mancandy FAQ e o projeto Peach. Esse recurso vem da venda desses produtos. É uma troca justa, você ajuda no desenvolvimento do Blender e ainda leva um DVD com treinamento! Quer troca melhor?

Então, se você for fazer o download, considere a possibilidade de comprar o DVD. Agora o link para download via Torrent (Esse link não é da fundação Blender, ele foi publicado em um fórum por um usuário). Se prepare, são quase 6 GB! Para gravar em DVD, será necessário um DVD de dupla camada ou então o conteúdo precisará ser gravado em dois discos.

Boa diversão!