Ainda não havia comentado aqui, mas já tenho em mãos um exemplar do livro Modelando personagens com o Blender 3D, que me foi gentilmente enviado pelo Reinicke. Estou lendo ele com calma e fazendo anotações e comentários para publicar uma análise detalhada do livro. Mas já posso adiantar que estou gostando muito do conteúdo, as anotações e observações são todas positivas! Enquanto a análise não fica pronta, que tal assistir a um exemplo de modelagem, que inclusive é abordado no livro? O pessoal do MontageStudio sempre está produzindo tutoriais sobre o Blender 3D, mais especificamente relacionados a modelagem de personagens.

No último sábado eles publicaram mais um desses tutoriais, abordando a modelagem de uma face, com o uso da técnica relacionada à edge modeling, diferente do que costumamos usar com Box modeling, em que uma forma primitiva como cubos ou esferas são deformadas, até elaborar o modelo completo.

O tutorial usa basicamente o Extrude e o Face Loop Cut de arestas para deformar um cubo, até que ele fique com o formado de uma face. Bem, assista ao tutorial:

Esse tipo de técnica é mais trabalhosa, em comparação com o Box Modeling, mas por outro lado permite o controle quase que total da topologia do modelo pelo artista, possibilitando a modelagem de formas mais complexas e detalhadas. Isso fica bem evidente no resultado final do tutorial. Claro que o artista responsável pela modelagem deve ter demorado certo tempo para aprimorar a técnica, além de praticar antes de gravar o vídeo. No artigo original do tutorial, ele não deixa claro quanto tempo ele levou para elaborar o modelo completo, mas acredito que seja algo em torno de uma hora, pelo tempo do vídeo.

O tutorial pode ser usado como referência para novas modelagens, mas para aprender com os detalhes adicionados pelo autor, o melhor mesmo é acompanhar outro material com mais calma. Mas mesmo assim, observe bem as extrusões e cortes que são feitos no modelo 3d, para poder reproduzir a técnica em outras ferramentas, seja o Blender 3D, 3ds Max ou outra qualquer. Essa é a vantagem da modelagem 3d, mesmo que você assista um tutorial produzido em ferramentas específicas, a técnica de construção dos modelos 3d é a mesma para todos.